Passageira de avião que caiu diz que fugiu por buraco na fuselagem

Todas as 103 pessoas a bordo sobreviveram

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher que estava no avião que caiu nesta terça-feira em Durango, no México, relatou que conseguiu escapar da aeronave com sua filha por um buraco que se abriu na fuselagem.

A aeronave Embraer operada pela AeroMexico caiu logo após a decolagem. Todas as 103 pessoas a bordo sobreviveram e dezenas ficaram feridas. Os passageiros e a tripulação conseguiram sair em segurança antes de a aeronave ser engolida pelas chamas.

A passageira Jackeline Flores, mexicana que mora na Colômbia, disse a repórteres que quando o avião caiu havia uma chuva intensa. Ela conseguiu desafivelar o cinto da filha de 16 anos e escapar pelo buraco na aeronave.

"Tive a sorte de virar para trás e havia um buraco. Era um buraco que se abriu atrás da gente e as pessoas estavam saindo por ali", disse. "Desafivelei o cinto da minha filha e lhe disse: 'vamos sair por aí'. E pulamos".

"Uma menininha que saiu do avião estava chorando porque suas pernas ficaram queimadas", relatou.Depois que pulou, Jackeline começou a correr para se afastar da aeronave com medo que elas explodisse. A aeronave foi tomada pela fumaça e pelas chamas.

"Havia muita fumaça, então havia partes em que não era possível enxergar. Tive que caminhar entre a vegetação, lodo e muita chuva", contou.

Imagens de televisão mostraram a estrutura seriamente danificada do avião depois que a aeronave parou em um trecho de terra com vegetação rasteira, e uma coluna de fumaça subindo aos céus.

Segundo o relato de outro passageiro, o incêndio começou em questão de segundos. "Foi muito, muito feio", disse Lorenzo Nunez, passageiro de Chicago (EUA) que viajava com sua mulher e os dois filhos. "Queimou em questão de segundos", disse a repórteres da agência Associated Press.

Um grande dispositivo de resgate, envolvendo o Corpo de Bombeiros, a Cruz Vermelha, Exército, Polícia e Defesa Civil foi mobilizado em torno do local do acidente.

Segundo as autoridades, o piloto foi o que mais se feriu no acidente, mas seu quadro é estável. Ele sofreu uma lesão cervical e precisou passar por cirurgia. Uma menina apresenta queimaduras em 25% do corpo. No total, 49 pessoas foram hospitalizadas. A maioria delas com ferimentos leves.

Corrente de vento

"Saímos rápido porque estávamos na primeira classe. Demorou um bom tempo, como uns três minutos, para começar a explodir", disse.

O governador de Durango, José Rosas Aispuro, também disse que uma rajada de vento sacudiu a aeronave antes de o avião mergulhar subitamente, citando o controle de tráfego aéreo do aeroporto.

A asa esquerda bateu no solo, soltando dois motores, antes de o avião parar a 300 metros da pista, disse ele em uma coletiva de imprensa. Passageiros relataram que ouviram um barulho muito alto quando a asa esquera colidiu com o solo.

Em entrevista de um hospital à NBC News, a passageira Dorelia Rivera, que mora nos EUA, relatou o tempo ruim:

"Nós decolamos, estava chovendo e, honestamente, pensei: 'Por que raios estamos decolando?'. Em poucos minutos o avião começou a tremer. Ouvimos um grande barulho atrás de nós e a próxima coisa que sabemos é que começou a sair fumaça e fogo", disse a sobrevivente, que teve queimaduras e fraturas.

Investigação

A causa da queda é investigada. O local do acidente foi isolado e as autoridades vão analisar a caixa preta e as gravações para determinar as causas do acidente. Segundo a Associação Sindical de Pilotos Aviadores, a conclusão final da investigação pode durar de 6 a 12 meses.

O Aeroporto de Durango suspendeu durante horas suas operações e centenas de pessoas sofriam com o atraso dos voos.

O Grupo Aeroportuário Centro Norte, o operador do aeroporto, também citou relatórios preliminares que apontam tempo ruim.

A AeroMexico disse em um comunicado: "Lamentamos profundamente este acidente. As famílias de todos os afetados estão em nossos pensamentos e nossos corações". A Embraer disse que está pronta para ajudar as autoridades a investigar a queda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES