Patriota condena polícia britânica por manter material de brasileiro até 30/08

Patriota condena decisão da polícia britânica de manter material de brasileiro até dia 30

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, condenou hoje (22) a decisão da polícia britânica de manter até o dia 30 os documentos e o material apreendidos com David Miranda, há quatro dias, no Aeroporto de Heahtrow, em Londres (Reino Unido). Mais uma vez, Patriota disse que retenção de Miranda, por quase nove horas e incomunicável, foi injustificável. O chanceler participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara sobre política externa brasileira.

?Nada do que está ocorrendo é satisfatório, a começar pela detenção do cidadão brasileiro David Miranda, [que ficou por] nove horas incomunicável e essa detenção com base na lei antiterrorismo. Essa mensagem já foi transmitida com muita firmeza [pelo Brasil]?, disse Patriota.

Miranda é companheiro do jornalista do diário inglês The Guardian Glenn Greenwald, que divulgou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano. A polícia britânica anunciou hoje a abertura de uma "investigação criminal" para analisar os documentos confiscados de Miranda.

O Tribunal Superior de Londres determinou que as autoridades britânicas só poderão ter acesso limitado e durante uma semana ao material que foi confiscado do brasileiro. Os juízes determinaram na audiência preliminar que o governo e a polícia do Reino Unido só poderão examinar, copiar ou divulgar a informação armazenada nos dispositivos eletrônicos para "proteger a segurança nacional".

Os advogados de Miranda pediram ao tribunal britânico para proteger a confidencialidade dos documentos apreendidos, descrevendo-os como "material jornalístico sensível". A Scotland Yard, a polícia britânica, defende a aplicação da lei, que permite deter e interrogar pessoas em aeroportos, portos e zonas de fronteira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES