Malásia: Polícia freia ato de reforma eleitoral com gás e água; saiba

Manifestação reuniu cerca de 50 mil pessoas nas ruas de Kuala Lumpur

A polícia usa bomba de gás e canhões de água para controlar manifestação em Kuala Lumpur, na Malásia. | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia da Malásia reprimiu com gás lacrimogêneo e canhões de água um grande protesto em Kuala Lumpur, neste sábado (28). Milhares de pessoas foram às ruas para exigir reforma eleitoral.

Segundo o site independente Malaysiakini, cerca de 50 mil pessoas participaram da manifestação, que pretendia chegar à Praça da Independência.

Mas as autoridades declararam o protesto não poderia ocorrer no local, e colocou cerca de dois mil policiais no perímetro da área. Houve enfrentamento, mas não há informações sobre feridos.

A manifestação foi convocada pelo grupo Bersih (Limpo, em malaio), que em julho do ano passado realizou outro protesto para pedir eleições livres e limpas. Daquela vez, a polícia usou a força, e o saldo foi de um manifestante morto e cerca de 1.700 detidos.

O vice-presidente do Bersih, Ambiga Sreenevasan, disse neste sábado que se tratava de uma manifestação pacífica que tentaria chegar até onde as autoridades permitissem e que ali os participantes se sentariam em sinal de protesto.

A passeata terminou com todos sentados diante do cordão policial, após o que Ambiga pediu aos concentrados que se dispersassem, mas alguns deles tentaram levantar as barreiras da polícia e chegar à área isolada.

Segundo o jornal "The Star", a polícia respondeu lançando gás lacrimogêneo e utilizando canhões de água contra os manifestantes, alguns dos quais foram detidos.

Após o protesto do ano passado, o governo do primeiro-ministro Najib Razak criou uma comissão parlamentar que propôs algumas reformas no sistema eleitoral, como a revisão do censo e garantias para uma igualdade de acesso aos meios de comunicação.

Bersih e os partidos da oposição consideram estas propostas insuficientes e pedem uma reforma da comissão eleitoral, à qual acusam de favorecer a coalizão governante.

O governo da Malásia esteve em poder da Frente Nacional, liderada pela Organização Nacional para a Unidade Malaia (UMNO), desde a independência em 1957, e o primeiro-ministro sempre foi um membro da UMNO.

No entanto, nas eleições de 2008, a oposição conseguiu um resultado histórico ao ganhar um terço das cadeiras do Parlamento, assim como os governos de cinco estados e o da capital.

A coalizão opositora assegura que pode vencer a coalizão governante nas próximas eleições - previstas para o ano que vem, mas que podem ser remarcadas para este ano - se as reformas permitirem um pleito justo e livre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES