População de gorilas de montanha aumenta na África Central

Crescimento de 25% no número de indivíduos ocorreu nos últimos 7 anos

Avalie a matéria:
Gorilas no oeste africano | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população de gorilas de montanha registrou um aumento de 25% em sete anos na cadeia montanhosa de Virunga, uma de suas principais zonas de habitat na África Central, segundo um censo realizado pelas autoridades dos três países da região.

A maioria dos gorilas de montanha vive na cadeia vulcânica de Virunga, que abriga três parques nacionais contíguos, repartidos nos territórios de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo (RDC).

A população dos gorilas de montanha (Gorilla beringei beringei) em perigo de extinção passará de 380 exemplares, em 2003, a 480, em 2011, segundo os resultados do censo publicados nesta terça-feira (7).

Este estudo foi financiado por organizações protetoras do meio ambiente nacionais e internacionais.

"O aumento do número de gorilas de montanha mostra que estamos colhendo os frutos de nossos esforços cotidianos por conservar a espécie na cadeia montanhosa de Virunga", afirmou Rica Rwigamba, da Agência Ruandesa de Desenvolvimento.

A população mundial da espécie soma 786 exemplares. Os gorilas de montanha são a principal atração turística de Ruanda e geram importantes rendas para Uganda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES