Prefeito francês homenageia jogador Sócrates e manda indireta a Neymar

“Precisamos mais do que nunca combater a ameaça que paira sobre nós”, destacou Raí, irmão do homenageado e ídolo do futebol

Homenagem na França | Montagem/Meio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No coração da Vila Olímpica, a inauguração da Rua Doutor Sócrates, neste sábado (30), não se limitou a uma simples cerimônia de nomeação. O evento assumiu um caráter político relevante, simbolizando um ato de defesa da democracia em um período em que tanto o Brasil quanto a França observam com preocupação o crescimento da extrema-direita. "Precisamos mais do que nunca combater a ameaça que paira sobre nós", destacou Raí, irmão do homenageado e ídolo do futebol.

A cerimônia contou com a presença de políticos de ambos os países, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), artistas, familiares de Sócrates, e intelectuais. Os discursos proferidos reforçaram a importância do posicionamento dos atletas atuais em defesa de valores democráticos, ecoando a atitude de Sócrates, que nunca se furtou a expressar suas convicções políticas.

Karim Bouamrane, prefeito de Saint-Ouen — município que abriga a Vila Olímpica —, aproveitou a ocasião para lançar um desafio retórico, comparando as figuras de Sócrates e do jogador Neymar, este último criticado por sua postura menos engajada. "Precisamos fazer escolhas. Ou é Sócrates ou é Neymar. Ou é a democracia ou é a ditadura. Ou é amor ou é ódio", afirmou Bouamrane, sublinhando a influência de Sócrates não apenas no futebol, mas como defensor dos valores da liberdade e democracia.

Durante a inauguração, Raí enalteceu o legado de seu irmão, ressaltando a relevância de suas ideias em um contexto global atualmente ameaçado. "Há 40 anos, ele afirmou que não deixaria o Brasil se houvesse eleições diretas. Hoje, suas ideias vão muito além do Brasil. O mundo está em perigo e mais do que nunca precisamos de suas ideias", disse Raí. A referência ao Anhangabaú, palco das Diretas Já, foi uma lembrança emocionante do compromisso de Sócrates com a democracia.

SIMBOLISMO DA INAUGURAÇÃO: A ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur, representando o governo brasileiro, também destacaram o simbolismo da inauguração. Ambos enfatizaram a importância do comprometimento dos atletas com um mundo melhor e com a democracia. 

Para mais informações, acesse MeioNews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES