Prefeitura de Paris é multada por empregar mulheres em excesso

A multa foi aplicada porque em 2018 a prefeitura tinha 69% dos cargos de chefia nas mãos de mulheres --elas eram 11. Cinco homens completavam o time.

Avalie a matéria:
Anne Hidalgo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Função Pública da França aplicou uma multa de 90 mil euros (R$ 558,5 mil) na prefeitura de Paris, alegando que a cidade infringiu as regras de paridade de gênero em seu quadro de funcionários de 2018 por empregar muitas mulheres em cargos de confiança.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, classificou de a multa como absurda nesta terça-feira (15). "Tenho o prazer de anunciar que fomos multados" por "termos nomeado muitas mulheres para cargos de direção", disse Hidalgo em uma reunião. As mulheres ocupavam 69% dos cargos de chefia na prefeitura --elas eram 11. Cinco homens completavam o time.

Anne Hidalgo (Foto: reprodução)

"A gestão da prefeitura se tornou, de repente, feminista demais. Essa multa é obviamente absurda, injusta, irresponsável e perigosa", disse a prefeita socialista, que foi reeleita para um novo mandato à frente de Paris no ano passado.

Ela acrescentou que as mulheres devem ser promovidas com "vigor, porque o atraso em todas as partes da França ainda é muito grande".

Norma anulada

Em uma rede social, a ministra do Serviço Público da França, Amélie de Montchalin, reconheceu que a multa foi imposta, mas acrescentou que a norma foi anulada em 2019. "Quero que a multa paga por Paris para 2018 financie ações concretas de promover as mulheres no serviço público", frisou, convidando Hidalgo ao Ministério para discutir o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES