Ministro russo acusa EUA de envolvimento na morte de Gaddafi

Putin acrescentou que graças a essa ajuda ocidental, “eliminaram Gaddafi sem julgamento e sem investigação”.

Primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, participa de programa na TV na cidade de Moscou | Alexei Nikolsky
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que as forças especiais americanas tiveram envolvimento na morte do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi, que foi morto depois de ter sido capturado pelos insurgentes opositores.

"Drones, principalmente americanos, atacaram o comboio [de Gaddafi]" declarou o premiê em entrevista transmitida ao vivo pela televisão russa.

"Depois, com seus rádios, por meio das forças especiais que não deviam estar ali, chamaram a pseudo oposição e os combatentes que o eliminaram sem julgamento e sem investigação", completou.

Putin acrescentou que graças a essa ajuda ocidental, "eliminaram Gaddafi sem julgamento e sem investigação".

A Rússia havia criticado com veemência as operações militares que a Otan realizou na Líbia e as definiu como uma "cruzada". Na visão do país, os ataques aéreos não tinham respaldo na resolução da ONU, que apenas mencionava a necessidade de respeitar uma zona de exclusão aérea e ainda proibia a presença de tropas estrangeiras em solo líbio.

Pouco após a morte de Gaddafi, o chanceler russo, Serguei Lavrov, já havia questionado a legalidade do ataque aéreo ao comboio onde o ex-dirigente líbio era transportado, que terminou na captura e morte do ditador. A Otan afirmou, na ocasião, que não sabia que Gaddafi se encontrava no comboio atacado.

Em resposta às críticas pela falta de liberdade na Rússia, o premiê questionou o caráter democrático dos princípios promulgados pelo Ocidente.

"A todo o mundo mostraram imagens do assassinato [de Gaddafi], todo ensanguentado. Isso é democracia?", declarou Putin, que defendeu que o povo líbio deveria ter tido a oportunidade de decidir sobre o destino de seu ex-líder por via democrática.

Putin disse que as imagens da morte do ditador líbio lhe causaram "repugnância" e criticou os meios de comunicação ocidentais por falta de moralidade.

A Rússia defende que Gaddafi deveria ter sido preso e que sua morte nas mãos dos rebeldes líbios é uma violação do direito internacional.

ELEIÇÕES

Na mesma entrevista, Vladimir Putin rebateu os questionamentos sobre os resultados das eleições legislativas de 4 de dezembro na Rússia e afirmou que eles refletem o "estado das forças no país", acrescentando que seu partido, a Rússia Unida, venceu o pleito de forma justa.

"A oposição sempre dirá que as eleições não são honestas. Isto é o que acontece em todas as partes e em todos os países", declarou Putin na TV, ao ser questionado sobre os protestos sem precedentes registrados na Rússia após as eleições.

A oposição russa denuncia fraudes nas eleições e exige que os resultados sejam invalidados.

Putin propôs que, nas próximas eleições presidenciais de março, todos os colégios eleitorais adotem a utilização de câmeras com transmissão pela internet para que a população possa acompanhar o processo de votação em tempo real e prevenir possíveis falsificações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES