Presidente da Tanzânia Jakaya demite quatro ministros por crime ambiental

As demissões ocorreram após relatos de assassinatos arbitrários.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, demitiu quatro ministros na esteira de acusações de abusos cometidos por forças de segurança durante uma grande operação contra o roubo de espécies animais.

As demissões, que não afetaram as pastas cruciais de finanças e energia, ocorreram após relatos de assassinatos arbitrários, estupro, tortura e extorsão de civis inocentes por parte de membros da repressão aos crimes ambientais apelidada de "Operesheni Tokomeza" (Operação Destrua).

Kikwete despediu o ministro da Defesa, Shamsi Vuai Nahodha, o ministro de Assuntos Internos, Emmanuel Nchimbi, o ministro de Turismo e Recursos Minerias, Khamis Kagasheki e o ministro do Desenvolvimento Agropecuário, David Mathayo.

"O presidente concordou em anular as indicações de todos os quatro ministros", anunciou o primeiro-ministro, Mizengo Pinda, no parlamento no final de sexta-feira, sob aplauso dos legisladores.

"A operação contra os crimes ambientais teve boas intenções, mas os assassinatos, estupros e a brutalidade relatados são totalmente inaceitáveis."

As demissões se seguem a um inquérito parlamentar que descobriu o assassinato de 13 civis, prisões de mais de mil pessoas e outros abusos de membros da operação, incluindo soldados, policiais, patrulheiros e autoridades florestais.

Kikwete demitiu seis ministros no ano passado, entre eles os ocupantes das cadeiras de finanças e energia, por conta do descontentamento crescente do público e da oposição com as alegações de corrupção.

Investidores se queixam há muito tempo de que a corrupção é uma das principais razões do alto custo dos negócios na Tanzânia, que fez grandes descobertas de gás natural em sua costa sul.

A mais recente intervenção do presidente contra autoridades acusadas de abusar de suas funções reforça sua posição para as eleições parlamentares e presidenciais de 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES