Presidente do Equador declara 'conflito armado interno' e põe Exército na rua

Daniel Noboa já havia decretado “exceção” no país na segunda-feira, depois da fuga da prisão de um criminoso conhecido como Fito, chefe do grupo Los Choneros.

Presidente do Equador declara 'conflito armado interno' e põe Exército na rua | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do aumento da violência no Equador, o presidente Daniel Noboa emitiu um decreto na terça-feira (9) declarando um estado de "conflito armado interno" no país.

A medida autoriza a intervenção do Exército e da Polícia Nacional no país contra facções criminosas, e também:

  • Identifica como organizações terroristas 22 facções criminosas e "atores beligerantes não estatais";
  • Determina às Forças Armadas a execução de operações militares para "neutralizar" os grupos criminosos, "respeitando os direitos humanos".

Indivíduos armados e com os rostos encobertos invadiram os estúdios do canal de TV estatal TC Televisión em Guayaquil, Equador, nesta terça-feira (9). Alegando possuir bombas, eles provocaram sons similares a tiros. A Polícia Nacional do Equador está a caminho do local, e o jornal "El Universo" relatou a entrada de agentes policiais no edifício.

Segundo relatos da mídia equatoriana, um dos invasores chegou a pressionar uma arma contra o pescoço de um apresentador.

Os homens mantêm pessoas como reféns e houve disparos dentro do estúdio, segundo o site de uma outra TV, a "Ecuavisa".

Segundo o jornal "El Universo", um artefato explosivo foi colocado na recepção do canal e há indicações que mais de 10 pessoas entraram no canal foram ao estúdio do programa El Noticiero, que estava sendo transmitido ao vivo.

O Estado do Equador é o sócio controlador da TC Televisión.

O país vive uma crise de segurança há dois dias. O presidente equatoriano, Daniel Noboa, decretou estado de exceção na segunda-feira (9), depois da fuga da prisão de um criminoso conhecido como Fito, chefe do grupo Los Choneros. O Ministério Público acusa funcionários do próprio presídio de terem facilitado a fuga.

Nesta terça-feira (9), as autoridades relataram a fuga de outro criminoso: Fabricio Colón Pico, um dos líderes de Los Lobos, preso na sexta-feira pelo crime de sequestro e por sua suposta responsabilidade em um plano para assassinar a procuradora-geral do país.

Sete policiais foram sequestrados já durante o período de estado de exceção. Os sequestros aconteceram nas cidades de Machala e Quito e na província de Los Rios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES