Presidente renuncia após escândalo de perdão a condenado por abuso de crianças

Novak, de 46 anos, que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente no país, admitiu publicamente seu erro

Presidente húngara Katalin Novak apresentou seu pedido de renúncia neste sábado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após enfrentar uma enxurrada de críticas por conceder perdão a um indivíduo envolvido em abuso sexual infantil, a presidente húngara Katalin Novak apresentou seu pedido de renúncia. Novak, de 46 anos, que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente no país, admitiu publicamente seu erro, politicamente ligada ao primeiro-ministro Viktor Orban e no posto desde 2022. 

Transmitido em rede nacional, o comunicado da renúncia ocorreu neste sábado, após intensa pressão nos últimos dias desde a revelação do perdão ao prisioneiro.  “Estou renunciando ao meu cargo [...] Cometi um erro”, declarou Novak.

O perdão, concedido a cerca de duas dezenas de pessoas antes da visita do Papa Francisco à Hungria em abril de 2023, gerou indignação ao se descobrir que um dos beneficiados era o vice-diretor de um orfanato, condenado por encobrir um acusado de abuso sexual contra jovens residentes.

Apesar de estar no Catar, Novak decidiu retornar à Hungria devido à repercussão do caso, onde anunciou sua decisão de deixar o cargo. Protestos em Budapeste na sexta-feira, com mais de mil participantes, pediram sua saída, segundo relatos do portal Politico.

Além disso, partidos de oposição pressionaram pela destituição não só de Novak, mas também de Judit Varga, ex-ministra da Justiça responsável por assinar o perdão ao prisioneiro. Varga, possivelmente incluída na lista do partido no poder, o Fidesz, para as eleições parlamentares europeias deste ano, também enfrenta críticas e exigências por sua remoção do cargo.

Com informações de O Globo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES