Presidente russo diz que explosão em aeroporto foi um ataque

Explosão em Domodedovo deixou entre 31 e 35 mortos e 130 feridos

Pânico em aeroporto de Moscou | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse em um pronunciamento na TV que a explosão no aeroporto mais movimentado de Moscou foi um ataque terrorista, segundo "investigações preliminares", informaram a rede americana CNN e o jornal britânico The Guardian.

Pelo menos 31 pessoas morreram, segundo dados do Ministério da Saúde local, quando uma bomba explodiu no setor internacional do aeroporto de Domodedovo. Mas uma porta-voz do aeroporto, Yelena Galaonva, disse depois à russa NTV que o número de mortos já chegava a 35.

Mais de cem pessoas ficaram feridas, informaram as redes britânicas BBC e Sky News. Testemunhas também disseram se tratar da ação de um homem-bomba.

No pronunciamento, transmitido também pela rede de americana CNN, Medvedev afirmou que um comitê está sendo formado para investigar o ocorrido. Ele convocou uma reunião de emergência com membros das forças de segurança para discutir a situação e prometeu que os feridos receberão apoio de seu governo.

Medvedev informou também ter adiado sua viagem ao Fórum Econômico Mundial, que ocorre entre os dias 26 e 30 de janeiro em Davos, na Suíça, por causa da explosão.

A rede de TV russa RT informou que as autoridades também trabalham com a possibilidade de que uma bagagem levasse a bomba, já que o artefato explodiu na área de retirada dos objetos. O Comitê Investigativo da Rússia trabalha com a hipótese de atentado terrorista, ainda de acordo com a RT.

A polícia de Moscou entrou em alerta sobre a possibilidade de ataques terroristas na capital. As forças de segurança também entraram em alerta nos aeroportos de Vnukovo e Shremetyevo, que também servem Moscou, além do sistema de metrô moscovita.

O site Moscow News, citando uma autoridade policial, afirma que a explosão às 16h40 (11h40 em Brasília) ocorreu no saguão de voos internacionais.

Ainda de acordo com o Moscow News, ao menos 130 pessoas ficaram feridas. A Interfax informou que a área foi esvaziada. Desse total, pelo menos 20 se encontram em estado grave.

Testemunhas da explosão afirmam ter visto várias pessoas andando cobertas de sangue e que havia fumaça por toda a parte. A RT relatou que funcionário do aeroporto disse ter quebrado uma parede de tijolos para retirar pessoas do local.

Cerca de 80 membros de equipes de resgate foram deslocados para o aeroporto, também informou a RT.

Outras pessoas disseram à agência de notícias RIA Novosti que a fumaça dificultava a identificação de mortos e feridos.

Ainda segundo o Moscow News, não havia uma informação oficial sobre a causa da explosão ou as circunstâncias exatas em que ela aconteceu.

Um funcionário do aeroporto disse à Interfax que os funcionários estavam sendo dispensados por causa de um ?sério incidente? no terminal. O aeroporto de Domodedovo suspendeu imediatamente a chegada de vários voos internacionais.

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, foi informado sobre a explosão, segundo seu porta-voz. No terminal, que teve que ser fechado em dezembro do ano passado após um corte de energia elétrica, operam 76 companhias russas e estrangeiras.

Em março, duas mulheres-bomba provocaram 40 mortes no sistema de metrô do Moscou. Elas eram da Província do Daguestão e faziam parte de um movimento separatista radical.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES