Preso assessor da herdeira da L“Oréal

O caso tem provocado constrangimentos para o governo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia da França deteve na quinta-feira quatro pessoas ligadas à mulher mais rica do país, como parte de uma investigação sobre evasão fiscal e lavagem de dinheiro, segundo o Ministério Público.

François-Marie Barnier, amigo íntimo de Liliane Bettencourt, herdeira da L"Oréal; Patrice de Maistre, gestor da fortuna dela; Fabrice Goguel, seu advogado tributarista; e Carlos Vejarano, gestor de uma propriedade dela nas ilhas Seychelles, estão sendo interrogados na sede da divisão de crimes financeiros, segundo uma porta-voz oficial.

O caso tem provocado constrangimentos para o governo de Nicolas Sarkozy, por causa das acusações, feitas por uma ex-contadora de Bettencourt, de que a bilionária e seu falecido marido teriam feito doações ilegais para políticos conservadores.

Barnier, fotógrafo da alta sociedade, já é réu num processo em que é acusado de se aproveitar da fragilidade da amiga, de 87 anos, para obter presentes estimados em até 1 bilhão de euros (US$ 1,28 bilhão).

Gravações secretas feitas por um ex-mordomo, transcritas no mês passado na imprensa, aparentemente mostram assessores de Bettencourt discutindo contas bancárias secretas na Suíça e uma ilha das Seychelles, adquirida por meio de um banco de Liechtenstein.

"Essas quatro pessoas estão sob custódia para interrogatório a respeito do conteúdo das gravações secretas", disse a porta-voz do promotor Philippe Courroye, da localidade de Nanterre, nos arredores de Paris.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES