Presos os sogros que queimaram e tiraram as unhas de nora afegã

Para a diretora de um grupo de direitos humanos, sentença foi insatisfatória

Sahar é atendida em hospital em dezembro | Shah Marai/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caso da jovem afegã Sahar Gul, que passou messes sendo tortura pela família do marido, chocou o mundo em dezembro passado, quando ela foi encontrada pela polícia. Neste sábado (5), a Justiça do país anunciou que sua sogra, sogro e cunhada foram condenados a dez anos de prisão. O marido segue foragido.

Sahar Gul, de 15 anos, se casou no início de 2011 ? quando tinha apenas 14 anos ? com um homem de 30. Seu marido, juntamente com os pais e irmãos dele, torturaram a jovem por seis meses.

Ela chegou a ser queimada e teve as unhas das mãos tiradas à força. A adolescente foi encontrada pela polícia afegã em dezembro passado, quando ela estava trancada em um porão sem janelas na casa de seus sogros.

A jovem contou que foi submetida às torturas após ter se recusado a se prostituir.

O porta-voz da Suprema Corte do Afeganistão, Abdul Wakil Omari, disse à agência de notícias France Presse que o sogro, a sogra e a cunhada da jovem pegaram dez anos de prisão. A sentença foi promulgada na quinta-feira (3).

Entidades de direitos humanos dizem que atos de violência contra mulheres são comuns no Afeganistão. Somente no segundo semestre de 2011, foram registrados 1.026 casos.

Em 2010, a cifra foi ainda mais elevada, com 2.700 incidentes.

Para a diretora do grupo de direitos humanos Mulheres pelas Mulheres Afegãs, Huma Safi, que ajudou Sahar durante o julgamento, a decisão foi insatisfatória.

? Não estamos felizes com a sentença. Vamos ajudá-la na apelação. Como alguém pode pegar apenas dez anos depois de ter torturado uma jovem quase até a morte?

O marido de Sahar e um cunhado dela, que também estão envolvidos no caso, seguem foragidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES