Primeiro voo civil em oito anos aterrissa em Aleppo, no Norte da Síria

A cidade, que foi devastada em uma série de bombardeios em 2016, foi recuperada pelas forças pró-regime a partir da ofensiva que começou em dezembro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um avião que trazia ministros sírios e jornalistas da capital síria para Aleppo, pousou nesta quarta-feira (19) no aeroporto da cidade que foi centro de disputas durante os conflitos na Síria. Este é o primeiro voo civil a aterrissar na região em oito anos de guerra.

A viagem acontece dias depois da reconquista pelas forças governamentais dos setores ao redor de Aleppo, garantindo a segurança da segunda maior cidade do país após a expulsão de jihadistas e rebeldes que lançaram foguetes na grande metrópole do norte.

CRÉDITO: Louai Beshara_AFP

A reabertura do aeroporto de Aleppo, assim como a recente conquista da autoestrada M5 que liga a cidade à capital Damasco, representam uma vitória simbólica e econômica para o governo de Bashar al Assad.

Regime comemora

Os ministros dos Transportes e do Turismo viajaram no Airbus A320 da empresa nacional Syrian Air, que decolou da capital com um grupo de jornalistas convidados pelo ministério da Informação.

Após um voo de 40 minutos, o avião pousou às 11h22 (6h22 de Brasília) em Aleppo, onde autoridades e funcionários se reuniram em um ambiente festivo para receber passageiros.

"É uma vitória significativa realizada graças aos sacrifícios heroicos do exército sírio e à determinação do povo sírio" – Ali Hamud, ministro dos Transportes.

O aeroporto de Aleppo suspendeu todos os voos comerciais em 2012, quando grupos rebeldes assumiram o controle desse setor da cidade.

Capital da província de mesmo nome, Aleppo foi completamente reconquistada no final de 2016 pelo regime de Bashar al Assad. Os primeiros testes de voo foram realizados em 2017.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES