Professora é condenada por forjar um pacto suicida de cônjuges

Ex-professora foi condenada à prisão perpétua pelo assassinato duplo

Ex-professora acusada | BBC Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma ex-professora primária foi condenada à prisão perpétua pelo assassinato duplo de seu marido e da esposa de seu amante, há quase 20 anos. Hazel Stewart, de 48 anos, de Belfast, na Irlanda do Norte, foi a julgamento depois de seu ex-amante, Colin Howell, ter confessado, em 2009, o assassinato de Lesley Howell e Trevor Buchanan.

Os corpos de Lesley e Trevor foram encontrados em 1991 dentro de um carro fechado cheio de fumaça de monóxido de carbono, em 1991. Na ocasião, acreditou-se que as vítimas havia realizado um pacto suicida após a revelação de que seus respectivos cônjuges estavam tendo um caso.

Mas, na verdade, Hazel Stewart e Colin Howell forjaram o crime. Howell, condenado à prisão perpétua no ano passado, foi a testemunha principal no julgamento de sua ex-amante. Colin Howell, dentista de 51 anos, está cumprindo pena de 21 anos após ter se declarado culpado pelos assassinatos, em janeiro de 2009.

Durante o julgamento de Hazel, ele afirmou que decidira confessar porque "sabia que havia chegado a hora de contar a verdade". "Eu só sabia que tinha chegado o momento em que a verdade tinha de ser dita. Fiquei com a consciência culpada por esconder esses crimes por tanto tempo. Eu acreditava que ainda havia cicatrizes que precisavam ser corrigidas e eu queria dizer a verdade, essa foi a minha única motivação."

Colin Howell confessou que forjou o suicídio do casal em 2009. Durante os quatro dias do julgamento, Colin Howell explicou como fez sua mulher inalar gás enquanto ela dormia. Em seguida, colocou o corpo no porta-malas de seu carro e dirigiu o veículo até a casa do amante dela. No local, Trevor Buchanan foi drogado por Hazel Stewart e em seguida também forçado a inalar gás.

Durante o julgamento, os jurados ouviram que Stewart esteve envolvida no planejamento dos assassinatos. Ela também teria se livrado de provas como o tubo usado para forçar a inalação de gãs nas vítimas. Stewart alegou que disse teria sido uma "presa fraca, vulnerável e fácil" para seu amante, que ela descreveu como "obcecado, calculista, controlador e manipulador".

A investigação sobre o caso só foi reaberta após Colin Howell ter confessado o crime, em 2009. Depois de cometer o crime, Colin Howell e Hazel Stewart se separaram. Ambos voltaram a se casar.

Família

O filho da mulher assassinada, Daniel Howell, que tinha dois anos de idade na época do crime, cresceu acreditando que sua mãe teria cometido suicídio. Ele rompeu relações com o pai, após ter descoberto a verdade. "Nós botamos essa ideia na cabeça de que nossa mãe havia nos abandonado e que nós teríamos de lidar com isso. Foi na época do meu aniversário de 2 anos de idade, e eu pensei que era porque ela não queria estar ao nosso lado", disse Daniel Howell em entrevista à BBC.

A irmã de Daniel, Lauren, que tinha quatro anos de idade quando o assassinato foi cometido, contou à BBC que passou boa parte da infância acreditando que sua mãe a havia abandonado. "Eu não podia entender, porque me lembrava dela e lembrava de que ela nos amava e que era tão difícil de aceitar. Não há como traduzir em palavras como isso me afetou. Houve longos períodos em que eu não conseguia mencionar o nome dela ou falar a respeito dela. Mas nunca me esqueci dela. Nunca parei de pensar nela. Ela sempre era a minha mãe. Pensava nela todo dia."

"Nunca vou me esquecer o que que isso fez com meus pais, em especial com o meu pai", disse a irmã de Trevor Buchanan, Valerie. Valerie conta que quando foi com o pai na funerária em que se encontrava o corpo de seu irmão, Kevin, seu pai se dirigiu a ele e perguntou: "Por que você fez isso, filho? Por que você não veio até a mim?"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES