Vladimir Putin diz querer uma solução diplomática para crise na Ucrânia

Rússia tem profundos interesses econômicos na Crimeia

Vladimir Putin: presidente russo quer solução diplomática para crise na Ucrânia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste domingo em um telefonema ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que desejar encontrar uma "solução diplomática" para a crise na Ucrânia.

A declaração de Putin ocorre depois que a Rússia expandiu neste fim de semana sua presença militar na península da Crimeia. Em Simferopol, na capital da Crimeia, uma multidão de mais de 4 mil pessoas tomaram a praça Lenin neste domingo para defender uma unificação com a Rússia. A região fará um referendo em 16 de março para decidir se deixa a Ucrânia para se juntar aos russos.

Moscou está disposta a providenciar US$ 1,1 bilhão em ajuda à península da Crimeia, disse Pavel Dorokhin, vice-presidente do comitê de indústria do Estado de Duma. "O governo russo já reservou muito dinheiro, cerca de 40 bilhões de rublos, para apoiar o desenvolvimento da infraestrutura industrial e econômica da Crimeia", relatou a repórteres na capital regional de Simferopol, de acordo com a agência de notícias Interfax.

"Principalmente esse é um apoio a empresas ligadas à indústria de defesa, construção de máquinas, manutenção de navios, incluindo embarcações da frota do Mar Negro. Aqui nós prevemos medidas muito claras", disse Dorokhin.

A Rússia tem profundos interesses econômicos na Crimeia. Como parte de um acordo que expira em 2035, Moscou arrenda o porto de Sevastopol em troca de 30% de redução no preço do gás russo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES