Putin simplifica o processo para obtenção de cidadania russa

Segundo a agência Ria Nôvosti, entre as principais inovações introduzidas, os solicitantes não precisarão mais renunciar à cidadania de outro país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Agência Gazeta Russa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta sexta (24) uma lei federal simplificando o processo de obtenção da cidadania russa. A norma afeta todos os estrangeiros e apátridas que residem permanentemente no território da Federação Russa.

Segundo a agência Ria Nôvosti, entre as principais inovações introduzidas, os solicitantes não precisarão mais renunciar à cidadania de outro país (a Rússia não permitia dupla cidadania) ou residir no país por três anos para enviar o pedido.

“Simplificamos o procedimento para obter a cidadania russa e eliminamos a burocracia dos concidadãos de língua russa e cidadãos das ex-repúblicas soviéticas que já vivem em nosso país ou se relacionam com a Rússia”, declarou o porta-voz da Duma (câmara baixa do Parlamento russo), Viatcheslav Volodin.

CRÉDITO: Alexey Druzhinin_Sputnik_AFP

O projeto foi aprovado pela Duma de Estado em 17 de abril e endossada pelo Conselho da Federação (equivalente ao Senado) no mesmo dia.

O procedimento simplificado para obter a cidadania será aplicado a cidadãos da Moldávia, Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão com autorização válida de residência russa, bem como aos falantes de russo residentes na Rússia.

Também se aplica a estrangeiros casados com russos que moram no país e têm filhos juntos; estrangeiros que tenham pelo menos um dos pais cidadãos da Rússia e more no país; e estrangeiros educados em instituições estatais russas após 1º de julho de 2002.

A lei entrará em vigor 90 dias após a publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES