Liz Truss, a nova primeira-ministra do Reino Unido foi empossada na terça-feira (06) pela rainha Elizabeth II em um castelo da família real da Escócia. Liz foi escolhida pelo Partido Conservador que comanda o país como substituta de Boris Johnson que renunciou em julho.

Liz Truss já foi ministra das Relações Exteriores de Johnson. Os dois participam de uma cerimônia de ‘passagem do bastão’ com a presença da Rainha Elizabeth II em um castelo da família real na Escócia.

Rainha Elizabeth II recebe a nova primeira-ministra do Reino Unido - Foto: Jane Barlow/APRainha Elizabeth II recebe a nova primeira-ministra do Reino Unido - Foto: Jane Barlow/AP

Em discurso de despedida mais cedo em Londres, Johnson se disse injustiçado e tirado do comando do país antes da hora.

"O bastão será entregue no que inesperadamente acabou sendo uma corrida de revezamento. Eles (deputados) mudaram as regras no meio do caminho, mas isso não importa agora (...) Mas como Cincinato (ditador romano que voltou ao poder após se aposentar), eu estou retornando ao meu plano", discursou, em pronunciamento em frente à sede do governo britânico, em Downing Street.