Rapaz suspeito de bombas em Boston confessa atentado e diz ter agido sozinho com irmão, diz TV

Rapaz confessa participação em atentado de Boston

Irmãos Tamerlan, de 26 anos, (esquerda) e Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dzhokhar Tsarnaev, suspeito de ter realizado o atentado que resultou na explosão de duas bombas na Maratona de Boston na semana passada disse às autoridades que ele e seu irmão, Tamerlan Tsarnaev, agiram sozinhos, segundo informou nesta segunda-feira (22) a rede CBS.

De acordo com a emissora, fontes oficiais disseram que Dzhokhar forneceu a informação de sua cama no hospital onde está internado. Ainda de acordo coma s fontes, o suspeito está cooperando com as autoridades, que não encontraram evidência de ligação dos irmãos com grandes organizações terroristas.

Duas fontes informaram à Associated Press que as evidências apontam que os dois suspeitos agiram motivados pela religião.

Dzhokhar não consegue falar devido a um ferimento no pescoço, decorrente de um tiro. Por isso, ele tem se comunicado com as autoridades por escrito.

Dzohkhar foi formalmente indiciado nesta segunda-feira (22), mesmo estando internado no hospital Beth Israel Deaconess, em Boston. Ele foi indiciado por "uso e complô de utilização de uma arma de destruição em massa contra pessoas e bens dos Estados Unidos", além de "destruição voluntária de bens com artefato explosivo", segundo um comunicado do departamento de Justiça.

A acusação permite que Tsarnaev seja condenado à pena de morte ou prisão perpétua. Entretanto, a promotoria ainda não decidiu se pedirá a pena de morte.

A primeira audiência do caso foi fixada para 30 de maio, segundo a promotoria. Ainda não se sabe se o suspeito estará presente. O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que Tsarnaev será julgado por um tribunal civil e não por um tribunal militar de exceção, como exigiam alguns congressistas republicanos.

"Ele não vai ser tratado como um combatente inimigo", Carney disse a repórteres em uma entrevista para a imprensa. "Vamos processar através do nosso sistema de justiça civil. Sob a lei dos EUA, cidadãos dos Estados Unidos não podem ser julgados em instâncias militares".

Os ataques a bomba na Maratona de Boston ocorreram na reta final da prova, no dia 15, e deixaram três mortos e cerca de 180 feridos. O irmão de Dzohkhar, Tamerlan, também era suspeito do atentado e foi morto pela polícia em um confronto na última sexta.

Ainda segundo o jornal "The Boston Globe", o agente do FBI Daniel Genck disse em uma declaração juramentada que Dzohkhar tinha mais lesões visíveis no corpo quando foi capturado do que o anunciado, incluíndo aparentes lesões a tiro na cabeça, pescoço, pernas e mãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES