Recurso sobre Battisti não terá “efeito concreto”, diz ex-premiê

D“Alema condenou a não-extradição do ex-militante do grupo de extrema esquerda PAC

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-premiê italiano Massimo D"Alema (1998-2000), do PD (Partido Democrático), de esquerda, alertou para que um recurso do governo italiano no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, contra a libertação de Cesare Battisti pode não ter efeito concreto.

Ele disse que "o governo querer fazer um recurso à Corte de Haia é algo certamente justo", mas não sabe se uma decisão a favor da extradição por parte do tribunal pode "ter efeitos concretos", uma vez que "as sentenças do tribunal internacional têm um valor puramente de princípio", sem "executividade".

D"Alema condenou a não-extradição do ex-militante do grupo de extrema esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) decidida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na última quarta-feira, classificando a libertação como "um caso muito grave" e "muito doloroso".

"Foi feito um erro muito grave por parte das autoridades brasileiras, talvez o governo italiano não tenha acompanhado este caso com eficácia que seria necessária", opinou o político, que atualmente preside o Comitê Parlamentar para a Segurança da República.

O prefeito de Bologna, Virginio Merola, também do PD, foi outro político italiano a comentar e condenar hoje a decisão do STF, afirmando que " é preciso protestar com firmeza e indignação contra a sentença" do Supremo. "É preciso continuar a trabalhar no âmbito diplomático e no campo da opinião pública", defendeu.

Ele recordou, durante um evento sobre arquivos de massacres, que enquanto a magistratura italiana condenou-lhe à prisão perpétua por assassinato, as "autoridades brasileiras se apressam em reconhecê-lo" e conceder-lhe "visto especial permanente na qualidade de escritor".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES