Reino Unido estuda construir ponte de 45 km entre Escócia e a Irlanda

Porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson diz que projeto custaria 'apenas 15 bilhões de libras' — mais de R$ 83 bi. Comprimento estimado é de mais de 40 quilômetros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Reino Unido afirmou nesta segunda-feira (10) que estuda a viabilidade de construir uma ponte entre a Escócia e a Irlanda do Norte, uma ideia que, segundo a imprensa britânica, é do próprio primeiro-ministro Boris Johnson.

De acordo com James Slack, porta-voz do governo, o projeto custaria "apenas 15 bilhões de libras". O valor equivale a mais de R$ 83 bilhões.

As autoridades discutem qual o melhor local para construir a ponte entre os dois países. A distância mais curta entre as duas margens do Mar da Irlanda é de 19 quilômetros. Porém, segundo a agência Associated Press, um dos locais mais considerados para a obra levaria a construção a ter 45 quilômetros de comprimento.

O desafio, porém, seria construir a estrutura sobre um mar cuja profundidade pode chegar a 300 metros. Além disso, as autoridades teriam de tomar cuidado com as bombas não explodidas da Segunda Guerra Mundial deixadas no fundo.

Proposta polêmica

De acordo com a BBC, a proposta foi bem recebida por Leo Varadkar, primeiro-ministro da República da Irlanda — país independente do Reino Unido. Porém, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse que "há prioridades mais importantes".

Parte da polêmica se deve ao histórico de Johnson como prefeito de Londres entre 2008 e 2016. Ele chegou a cogitar a construção de um aeroporto no estuário do Rio Tâmisa e criar uma "ponte-jardim" no meio da cidade — ambos projetos considerados caros e de difícil execução, e que não foram para frente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES