Resgates seguem na Índia, Nepal e Tibete; ao menos 50 morrem

O terremoto de magnitude 6,9 atingiu a região montanhosa do Himalaia, na fronteira do Estado indiano Sikkim com o Nepal e o Tibete

Morador do Nepal observa o estrago causado por terremoto no lado de fora de sua casa | Prakash Mathema
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Equipes de resgate trabalham nesta segunda-feira para desbloquear estradas para alcançar moradores isolados por causa do terremoto que deixou ao menos 50 mortos no nordeste da Índia, Nepal e Tibete no domingo.

O terremoto de magnitude 6,9 atingiu a região montanhosa do Himalaia, na fronteira do Estado indiano Sikkim com o Nepal e o Tibete.

O número de mortos ainda pode aumentar, já que o jornal local "Times of India" relatava 61 mortos, sendo 40 deles somente em Sikkim, onde foi o epicentro do terremoto. Há ainda ao menos 50 pessoas hospitalizadas, algumas em estado grave.

Centenas de soldados paramilitares e policiais locais trabalharam durante toda a noite de domingo para segunda-feira buscando vítimas nos destroços deixados pelo tremor. Tempestades e deslizamentos de terra dificultam as operações de resgate. Nuvens espessas impediam o uso de helicópteros para sobrevoar regiões atingidas.

"O terremoto soltou a terra de colinas, e quando chove, isso causa deslizamentos. Por isso, a situação ainda é muito perigosa", disse Deepak Pandey, porta-voz da polícia fronteiriça da Índia com o Tibete. "Regatamos mais de 400 pessoas desde a noite passada".

A maior parte das mortes ocorreu quando residências, já com estruturas abaladas por causa da estação de chuvas recente, desabaram com a força do tremor.

Segundo o Instituto Geológico americano (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu às 18h10 locais e teve seu epicentro localizado 60km a noroeste da capital de Sikkim, Gangtok, que ficou às escuras.

"Foi um terremoto muito forte. Alertamos às forças armadas e aos paramilitares", disse à rede CNN-IBN C.K. Dahal Karma Gyatso, principal autoridade política de Sikkim. "Não há eletricidade. Todo mundo está nas ruas".

Em Sikkim, o Estado indiano menos povoado, as linhas telefônicas ficaram temporariamente fora de serviço e em Gangtok as linhas celulares ficaram saturadas, o que complicou a comunicação na área afetada.

O médico Manish Sharma, que assistia a uma conferência em Gangtok, contou à rede NDTV que todas as pessoas que estavam no hotel pularam pelas janelas quando sentiram os primeiros tremores. "Estou em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Gangtok, e vejo um dos prédios externos, cuja parte superior ficou partida em dois", narrou.

Na região, a eletricidade voltou pela manhã, após moradores passarem a noite fora de suas casas por medo de mais tremores. Autoridades temem que haja diversos turistas que ainda estão presos em Gangtok e arredores, uma vez que há muitas atrações turísticas próximas.

Em Nova Déli, o premiê Manmohan Singh convocou uma reunião de emergência com a Autoridade de Gestão de Catástrofes Nacionais. Também houve fortes tremores em Guwahati, principal cidade do estado vizinho de Assam, localizado a 600 km do epicentro, e onde os habitantes saíram às ruas em pânico.

"Temos que nos preparar para a possibilidade de uma piora na situação e já estamos buscando estoques de lonas e outros materiais de ajuda básica", disse Victoria Bannon, da Cruz Vermelha Internacional.

Houve ainda dois tremores de magnitude 6,1 e 5,3, de acordo com autoridades indianas de sismologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES