Revolta na França; jovem estuprada é encontrada morta

A França está em luto pelo assassinato de Agnès Marin, 13 anos

Fotos de Agnes foram expostas em frente à residência de sua família, em Paris | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A França está em luto pelo assassinato de Agnès Marin, 13 anos - especialmente a cidade de Chambon-sur-Lignon, onde ela vivia. A dor dos moradores se transformou em indignação depois que um jovem admitiu ter cometido o crime. O garoto de 17 anos estudava na mesma escola que Agnès, e confessou ter estuprado, matado e queimado a menina, segundo o jornal The Telegraph. O corpo dela foi encontrado nesta segunda-feira, em um bosque perto do colégio.

O adolescente já havia passado quatro meses preso sob acusação de estuprar outra colega de uma escola diferente. Familiares e amigos de Agnès buscam explicações sobre como o garoto foi aceito na escola de Chambon-sur-Lignon após ter cometido o crime.

"Ela foi morta de uma forma extremamente violenta e brutal", disse o promotor de Clermont-Ferran, Jean-Yves Coquillat, afirmando que o adolescente estava armado com vários "objetos". O garoto foi descrito como um aluno bem comportado e quieto.

O caso tomou contornos políticos quando o primeiro-ministro francês, François Fillon, convocou uma reunião especial de seu gabinete para discutir "possíveis falhas" no tratamento dado ao jovem no primeiro caso de estupro. O ministro da Justiça, Michel Mercier, ordenou uma investigação para determinar se as autoridades judiciárias ou educacionais tinham alguma "culpa".

O adolescente aguardava pelo julgamento em que era acusado de estuprar uma ex-colega de 15 anos, na cidade natal do garoto, Nages-et-Solorgues, no sul do país. "As circunstâncias eram idênticas, exceto pelo fato de que a vítima (do primeiro ataque) sobreviveu", disse o promotor Coquillat.

Ainda assim, psiquiatras haviam concluído que o garoto não representava nenhuma ameaça para as pessoas próximas, e que ele poderia ser "reinserido" à vida normal. O adolescente foi libertado da prisão antes de seu julgamento, após ter sido desintoxicado do consumo de drogas e sob a condição de receber tratamento psiquiátrico regularmente.

Os pais dele se mudaram para outra região e, após receberem várias recusas de escolas, o jovem foi aceito na instituição Cévenol, para adolescentes de 11 a 18 anos, especialista em dar uma "segunda chance" a estudantes. Nesta segunda-feira, o diretor do colégio, Philip Bauwens, afirmou que "nós sabíamos que ele tinha problemas com a lei, mas não sabíamos a natureza desses problemas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES