Rússia acusa Ucrânia de atacar civis em Belgorod e pede reunião urgente com a ONU

Os relatos das autoridades russas afirmam que os ataques resultaram na morte de 18 pessoas, incluindo duas crianças, além de deixar 111 feridos

Rússia acusa Ucrânia de atacar civis em Belgorod e pede reunião | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rússia acusou, neste sábado (30), a Ucrânia de realizar ataques indiscriminados na cidade russa de Belgorod, situada próxima à fronteira entre os dois países. O governo russo, indignado com a situação, convocou uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU para abordar o tema.

Embora as autoridades ucranianas não tenham oficialmente confirmado a autoria dos ataques, o site RBC-Ukraine publicou um relato, fundamentado em fontes não reveladas, indicando que forças ucranianas foram responsáveis pelos ataques em Belgorod. Segundo estas fontes, o objetivo era destruir alvos militares russos.

Os relatos das autoridades russas afirmam que os ataques resultaram na morte de 18 pessoas, incluindo duas crianças, além de deixar 111 feridos. Em resposta, o governo local de Belgorod emitiu um pedido para que os residentes da região buscassem abrigo imediatamente.

O Ministério de Defesa da Rússia divulgou um comunicado alegando que a Ucrânia lançou dois mísseis e vários foguetes contra Belgorod, assegurando que tal ofensiva "não ficará impune". Os russos afirmam que os mísseis foram lançados a partir da região de Kharkiv, na Ucrânia, atingindo um shopping center, prédios residenciais e veículos.

Belgorod, uma cidade com aproximadamente 330 mil habitantes, localiza-se a cerca de 40 quilômetros da fronteira ucraniana, tornando-se palco de uma tensão crescente entre os dois países.

Além dos ataques em Belgorod, no mesmo sábado, Kharkiv, na Ucrânia, também foi alvo de ofensivas russas. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas em ataques a prédios e outras instalações civis, conforme relatado pelo governo local.

Os eventos recentes seguem-se à impressionante ofensiva russa lançada na sexta-feira, 29 de dezembro, contra várias regiões da Ucrânia. Autoridades ucranianas informaram que 39 civis perderam a vida nos ataques, enquanto outros 159 ficaram feridos.

Explosões foram reportadas durante a madrugada e manhã de sexta-feira em diversas cidades, incluindo a capital Kiev, Kharkiv e Lviv. Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, as forças russas lançaram 158 mísseis, atingindo uma maternidade, escolas, shoppings e residências, conforme declarado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES