Rússia inicia vacinação em massa contra Covid-19

Conforme anunciou o presidente do país, Vladimir Putin, no dia 2 de dezembro, a Rússia deve ter até dois milhões de doses do imunizante até a semana que vem

Avalie a matéria:
Vacinação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou neste sábado (05) a vacinação em massa da população russa contra o coronavírus Sars-CoV-2. A princípio, como forma de testar o sistema nacional de imunizações, as doses estão sendo administradas a três grupos prioritários na capital Moscou.

Neste sábado, trabalhadores dos setores da educação, serviço social e médicos, que se inscreveram no site da Prefeitura da capital, começam a receber as doses. Os grupos prioritários serão ampliados conforme as autoridades sanitárias forem recebendo mais doses da Sputnik V, vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia com apoio dos ministérios da Saúde e da Defesa.

A Rússia deve ter até dois milhões de doses do imunizante (Foto: IstoÉ)

Conforme anunciou o presidente do país, Vladimir Putin, no dia 2 de dezembro, a Rússia deve ter até dois milhões de doses do imunizante até a semana que vem, o que equivale à vacinação de um milhão de pessoas, e a imunização em outras partes do país deve começar no fim da próxima semana.

“Eu gostaria de dizer que a campanha de vacinação já foi lançada no Exército da Rússia e na cidade de Moscou. Até o fim da semana, todas as regiões do país vão se juntar à campanha”, disse a vice-premiê, Tatiana Golikova, à agência local Tass.

Além da abertura para o público civil, a Sputnik V já estava sendo aplicada em militares e equipes sanitárias de hospitais que atuam na linha de frente da pandemia.

Apesar de já ter iniciado a vacinar a população, o imunizante do Instituto Gamaleya ainda não finalizou a fase 3 dos testes clínicos, que envolvem cerca de 40 mil voluntários. No entanto, resultados preliminares divulgados pelo órgão mostram que a Sputnik V conseguiu ter uma eficácia “superior a 95%” na prevenção à Covid-19. Os dados ainda precisam ser revisados por cientistas independentes.

A campanha de vacinação começa no dia em que a Rússia voltou a bater um recorde de novos casos diários de Sars-CoV-2, com 28.782 infecções confirmadas, elevando o total de contaminações desde fevereiro para 2.431.731. Os dados oficiais ainda apontam 508 óbitos em 24 horas, o que totaliza 42.684 mortes desde o início da crise sanitária. (ANSA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES