Rússia promete resposta 'muito dura' se tiver ativos financeiros 'roubados'

União Europeia disse que vai adotar lei para reservar lucros obtidos com ativos russos congelados em países do bloco

Rússia promete resposta 'muito dura' se tiver ativos financeiros 'roubados' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rússia prometeu uma resposta "muito dura" ao Ocidente caso os Estados Unidos e a União Europeia optem por confiscar bilhões de dólares em ativos financeiros russos mantidos fora do território russo. Esta declaração foi divulgada pela agência de notícias russa Tass nesta terça-feira (13).

Na segunda-feira (12), a União Europeia resolveu adotar uma lei para reservar lucros obtidos com ativos congelados do Banco Central da Rússia em países que integram o bloco. Um dos destinos dos recursos seria o financiamento da reconstrução da Ucrânia.

Desde fevereiro de 2022, quando a Ucrânia foi invadida, a Rússia foi impedida pelos Estados Unidos e países aliados de realizar algumas transações no mercado internacional. Isso causou um bloqueio de cerca de US$ 300 bilhões (R$ 1,5 trilhão) em ativos russos no Ocidente. Segundo o jornal New York Times, nos últimos nove meses de 2023, o valor em uma das instituições chegou a três bilhões de euros. Com a regra, o valor deve ser destinado à Ucrânia.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou em uma entrevista que isso seria um "roubo", segundo a Tass. “É a apropriação de algo que não pertence a você”, disse.

Zakharova afirmou que a resposta de Moscou seria “extremamente dura”, já que a Rússia sente que está essencialmente lidando com ladrões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES