Salman Rushdie, autor de 'Versos satânicos' é atacado e ameaçado de morte

A obra foi proibida no Irã, que ainda havia oferecido um prêmio de 3 milhões de euros para quem matar o seu autor.

Salman Rushdie, autor de 'Versos satânicos' é atacado e ameaçado de morte | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O escritor britânico Salman Rushdie, cujos escritos levaram a ameaças de morte do Irã na década de 1980, foi atacado por um homem nesta sexta-feira (12) em Nova York, no momento em que iniciaria uma palestra no Instituto Chautauqua.

Um repórter da Associated Press também testemunhou o homem invadir o palco da Chautauqua Institution e começar a socar ou esfaquear Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado no evento. O autor caiu no chão, e o homem foi contido.

Salman Rushdie, autor de 'Versos satânicos' é atacado e ameaçado de morteSalman Rushdie é autor do livro “Versos Satânicos”, que é considerado uma blasfêmia por vários muçulmanos. A obra foi proibida no Irã, que ainda havia oferecido um prêmio de 3 milhões de euros para quem matar o seu autor.

Teerã assegurou em 1998 que a fatwa não seria aplicada. Mas o sucessor de Khomeini declarou em 2005 que Rushdie era um apóstata e que poderia ser morto impunemente. E o governo do conservador Mahmoud Ahmadinejad declarou em 2007 que a fatwa ainda era válida.  

Autor foi ameaçado de morte por aiatolá (Foto: Luiz Munhoz)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES