Santificação: Igreja já busca um novo milagre para papa João Paulo 2º

Já estão sendo estudados cerca de 1.500 relatos de outros milagres atribuídos ao papa.

Igreja busca novo milagre para João Paulo | folha.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A celebração da beatificação de João Paulo 2º começa hoje em Roma com uma vigília para 250 mil fiéis, mas parece apenas questão de tempo para o Vaticano preparar a festa da santificação do popular papa morto em 2005.

Já estão sendo estudados cerca de 1.500 relatos de outros milagres atribuídos ao papa. O primeiro aceito pela igreja, o desaparecimento dos sinais de mal de Parkinson de uma freira francesa que rezou junto ao túmulo do pontífice, lhe deu o título de beato --garantindo veneração em calendário litúrgico e consagração de igrejas.

Um segundo milagre confirmado pelo Vaticano já o transformaria em santo.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) não sabe informar se há casos brasileiros em análise, mas é grande a chance, já que nominalmente é o maior país católico do mundo, e os relatos podem ser enviados até por e-mail.

O responsável pelo processo que analisa a santidade Karol Wojtyla, o cardeal Angelo Amato, disse ontem ao jornal "La Reppublica" que o processo de santificação está sendo "rápido e rigoroso".

Por um lado, confirma a tendência de que o tempo recorde de beatificação deva se repetir na próxima etapa. Por outro, tenta responder aos críticos de que a velocidade excessiva pode ser ruim, por furar a fila de outros merecedores e não levar em conta eventuais faltas do papa que venham a público.

CORPO

Beato ou quase santo, João Paulo 2º já não está no mausoléu de mármore branco na cripta do Vaticano.

Seu caixão é composto por um invólucro de madeira, outro de chumbo e um externo de madeira. Foi retirado em uma cerimônia reservada e colocado na frente do túmulo de São Pedro, o fundador da Igreja Católica, sob o altar principal da basílica que leva o seu nome.

Amanhã, ele irá para o nicho em que estava o corpo do papa Inocêncio 11, no Altar de São Sebastião, perto da escultura "Pietà", na Basílica de São Pedro.

Será venerado por Bento 16 e membros das 87 delegações estrangeiras presentes --o Brasil é representado pelo vice, Michel Temer.

Inocêncio, que demorou 267 anos para virar beato, contra 6 do novo ocupante do nicho, foi para o Altar da Transfiguração. O antigo túmulo de João Paulo irá para uma igreja em sua homenagem em Cracóvia (Polônia).

Amanhã à noite já será possível visitar o corpo do papa, mas o túmulo definitivo será instalado só na segunda-feira, depois de a basílica fechar às 19h30.

A informação animou alguns turistas, como a família brasileira Teixeira, de Minas Gerais, que estava em férias na Itália.

"Não sabia que já daria para ver o caixão. A gente estava pensando em ir a Nápoles no domingo, mas vamos deixar para segunda", disse a mãe, Tereza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES