Segundo grupo de brasileiros e parentes retirados de Gaza embarca para o Brasil

Grupo embarcou em voo da FAB com previsão de chegada a Brasília na madrugada de segunda-feira (11).

Segundo grupo de brasileiros e parentes retirados de Gaza embarca para o Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos, que o Itamaraty conseguiu retirar da Faixa de Gaza no sábado (9), embarcou para o Brasil neste domingo (10), conforme informado pela Embaixada do Brasil na Palestina.

Este segundo contingente, composto por 48 pessoas, partiu do aeroporto internacional do Cairo a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã de sábado (9), com destino ao Egito para realizar o resgate do grupo.

O grupo será transportado até Brasília em um voo sem escalas, com chegada prevista para a madrugada de segunda-feira (11).

Os integrantes conseguiram deixar Gaza na manhã de sábado, atravessando a cidade fronteiriça de Rafah, que delimita o sul do território palestino com o nordeste do Egito. Posteriormente, foram conduzidos até o Cairo.

A primeira lista tinha mais de cem nomes, dos quais 24 foram vetados por Israel e Egito. Os dois países revistam e autorizam a saída de todos os nomes propostos pelas embaixadas de países com cidadãos na Faixa de Gaza.

Até a última atualização desta reportagem, o governo brasileiro não havia informado os motivos para vetar os 24 nomes. Entre eles, sete têm cidadania brasileira.

Os autorizados a deixar Gaza cruzaram a fronteira após mais de dois meses de conflitos entre Israel e o Hamas. Em novembro, dias antes de os primeiros brasileiros serem autorizados a sair de Gaza, o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, revelou ao g1 que a Embaixada já trabalhava com uma segunda lista.

Como adiantado por Candeas, o grupo tem mais palestinos que brasileiros, já que muitos são parentes de pessoas que deixaram o território na primeira leva. Na lista, estão:

  • Onze cidadãos com dupla nacionalidade (brasileira e palestina);
  • Trinta e seis palestinos.

Desse total, 27 são crianças e adolescentes. Há também 16 mulheres, entre elas duas idosas, e quatro homens. Atualmente, após centenas de estrangeiros já terem conseguido deixar a Faixa de Gaza, o governo de Israel tem priorizado a saída de mulheres e crianças.

Em novembro, após mais de um mês de espera, 32 pessoas deixou a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. No grupo estavam 22 brasileiros e dez palestinos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES