Seria hoje: Cancelado o 2° turno das eleições no Haiti

Opont disse que não é necessário que a autoridade eleitoral emita uma resolução formal para desconvocar o 2° turno

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo turno das eleições presidenciais e legislativas no Haiti, previsto para este domingo, não será realizado devido à situação de crise eleitoral que vive o país, confirmou à agência Efe o diretor-geral do Conselho Eleitoral Provisório (CEP), Pierre Louis Opont. O responsável do órgão eleitoral explicou à Efe que a convocação ficou sem efeito perante a impossibilidade de organizar as votações, de cujo primeiro turno pelo menos foram publicados os resultados definitivos.

Opont disse que não é necessário que a autoridade eleitoral emita uma resolução formal para desconvocar o segundo turno, já que foi o presidente do país, René Préval, que convocou o povo às urnas nas datas propostas pelo CEP e agora, simplesmente, a convocação decaiu, ao não ter sido possível organizar o segundo turno.

O processo eleitoral sofreu atrasos após os resultados do primeiro turno se tornarem públicos, que deram o primeiro lugar à ex-primeira-dama Mirlande Manigat, com 31,37% dos votos e o segundo ao candidato governista Jude Celestin, com 22,48%, o que suscitou uma onda de violentos protestos nas quais houve quatro mortos.

Os fatos, liderados pelos seguidores do cantor e candidato Michel Martelly, excluído do segundo turno, propiciaram um processo de verificação das votações realizado pela Organização dos Estados Americanos.

Para tentar retornar à calma, o presidente em final de mandato, René Préval, chegou a convocar missão da Organização de Estados Americanos (OEA) para avaliar o questionado processo eleitoral, mas o governo ainda não divulgou oficialmente conclusões apresentadas.

Préval disse há alguns dias que não poderia deixar o poder como o previsto "no dia 7 de fevereiro, porque não haverá um presidente eleito" para substituí-lo. Assim, poderá estender seu mandato até 14 de maio, como permite a legislação, até a conclusão do processo eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES