Sindicato retoma protestos contra demissões em massa na Argentina em meio à crise

Protestos foram retomados após a convocação da Associação dos Trabalhadores para promover a greve pela demissão em massa

Assembleia da Associação de Trabalhadores do Estado (ATE) fará mobilização contra o governo Milei na sexta-feira (5) | ATE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

📢 A Associação de Trabalhadores do Estado (ATE) intensificou os protestos contra o governo de Javier Milei na Argentina, convocando uma greve setorial em resposta à não renovação dos contratos de cerca de 15 mil servidores públicos desde a chegada do presidente ultraliberal ao poder em dezembro de 2023. 

👥 Funcionários fantasmas no governo: Membros do sindicato e grupos de esquerda demandaram a reversão da medida, exigindo a publicação da lista de "funcionários fantasmas" removidos de seus cargos públicos. "Se o governo não publicar a lista dos supostos funcionários fantasmas, deverá determinar a reintegração e o pagamento imediato da remuneração a todos os demitidos, porque até agora não foi possível provar em nenhum caso a causa invocada de “não prestação de serviços”, disse Rodolfo Aguiar, secretário geral do sindicato, nesta sexta-feira.

⚠️ Argentina em crise: A crise pela demissão em massa de servidores levou à renúncia da agora ex-subsecretária de Trabalho, Mariana Hortai Sueldo, que alegou “motivos pessoais” para solicitar seu afastamento em momentos de fortes embates entre a Casa Rosada e importantes sindicatos locais. A tensão aumenta, com tentativas de ocupação de ministérios, greves de professores e ameaças de paralisação dos caminhoneiros, enquanto o governo busca aprovar reformas no Parlamento.

💼 Milei firme nas decisões: Segundo informações da imprensa local, Milei afirmou que pretende continuar avançando com as demissões no Estado. Em reunião com seus ministros, esta semana, o presidente orientou todo o Gabinete, de acordo com reportagem do jornal El Cronista, a continuar cortando postos de trabalho nos próximos meses. O objetivo é alcançar o déficit zero e promover a recuperação econômica, apesar das crescentes críticas e mobilizações sindicais.

"Aconteça o que acontecer, temos de continuar avançando para alcançar o déficit [fiscal] zero, porque assim as metas de recuperação da economia serão cumpridas e vamos melhorar a situação da Argentina" disse Milei a seus ministros, segundo o jornal argentino.

Com informações de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES