Soldados dos Estados Unidos morrem em ataque de drone em base na Jordânia

Essa é a primeira vez que tropas americanas são mortas por fogo inimigo no Oriente Médio desde o início da guerra de Gaza

Soldados dos Estados Unidos morrem em ataque de drone em base na Jordânia | Foto: Reprodução /Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três soldados do Exército dos Estados Unidos foram mortos, e pelo menos duas dúzias de militares ficaram feridos em um ataque de drone durante a noite em uma pequena base dos EUA na Jordânia, conforme informado por autoridades americanas à CNN. Este incidente marca a primeira vez que tropas dos EUA foram mortas por fogo inimigo no Oriente Médio desde o início da guerra em Gaza.

O ataque, que teve como alvo a Torre 22 na Jordânia, próxima à fronteira com a Síria, representa uma escalada significativa em uma região já volátil. Autoridades afirmam que o drone foi lançado por militantes apoiados pelo Irã e aparentemente originado na Síria. O Comando Central dos EUA confirmou num comunicado no domingo que três militares foram mortos e 25 feridos num ataque unilateral de drone que “afetou uma base no nordeste da Jordânia”. 

Até sexta-feira (26), mais de 158 ataques foram registrados contra as forças dos EUA e da coalizão no Iraque e na Síria. No entanto, autoridades descreveram os ataques frequentes com drones, foguetes e mísseis como infrutíferos, pois muitas vezes não resultaram em ferimentos graves ou danos significativos à infraestrutura. 

Não está claro por que as defesas aéreas não conseguiram interceptar o drone, que parece ser o primeiro ataque conhecido à Torre 22 desde que os ataques aos EUA e às forças da coalizão começaram em 17 de outubro. As forças dos EUA estacionadas na base estão lá como parte de uma missão de aconselhamento e assistência em cooperação com a Jordânia. 

Os Estados Unidos tomaram várias medidas retaliatórias contra grupos apoiados pelo Irã no Iraque e na Síria, incluindo um ataque realizado na semana passada contra três instalações no Iraque usadas pelo Kataib Hezbollah e outros grupos afiliados ao Irã. A morte de três americanos também ocorre em um momento em que se espera que os Estados Unidos e o Iraque iniciem em breve negociações sobre o futuro da presença militar americana no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES