Superterça nos EUA deve consolidar Trump e Biden como 'favoritos' na eleição

Os resultados preliminares são esperados entre as 20h e 23h desta terça-feira, com definições mais concretas nas primeiras horas de quarta-feira (6)

Joe Biden e Donald Trump | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (5) está marcado um dos eventos mais cruciais do período pré-eleitoral americano: a Superterça, em que vários estados votam simultaneamente para escolher os candidatos à Presidência dos Estados Unidos. Historicamente decisivo, este ano a Superterça apresenta um cenário único, com candidatos praticamente definidos nos dois principais partidos.

Ao contrário de edições anteriores, em que acirradas disputas marcaram o evento, em 2024 tanto o republicano Donald Trump quanto o democrata Joe Biden lideram com ampla vantagem. Mesmo com desafios como a questão da idade e a falta de memória de Biden, e processos judiciais enfrentados por Trump, ambos são favoritos incontestáveis em suas siglas.

Os pré-candidatos, por meio das prévias em cada estado, competem pela conquista de delegados. A Superterça deste ano envolve 15 estados para o Partido Republicano e 16, incluindo o território da Samoa Americana, para os democratas. Os resultados preliminares são esperados entre as 20h e 23h desta terça-feira, com definições mais concretas nas primeiras horas de quarta-feira (6).

Desempenho esperado: O termo "super" na Superterça refere-se ao grande número de delegados em jogo neste dia. Apesar do favoritismo, nem Trump nem Biden garantirão suas nomeações após a Superterça, com estimativas indicando que apenas em meados de março tal confirmação seria possível.

Relevância atenuada: Segundo Sam Logan, analista político da consultoria Southern Pulse, este ano a Superterça será a menos relevante das últimas duas décadas. O grau de importância diminui em comparação com eventos anteriores, principalmente em 2016 quando Trump consolidou sua posição na disputa.

Desafios para Donald Trump: Enquanto Biden enfrenta dois concorrentes democratas, Trump encara apenas Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul. A performance de Haley em estados mais moderados, como Massachusetts e Virgínia, pode ser crucial para esquentar a corrida, desafiando a predominância de Trump, mais alinhado à extrema-direita.

Cenário Republicanos: Apesar de pesquisas indicarem uma crescente rejeição a Trump entre eleitores republicanos, sua posição favorável na maioria dos estados, incluindo Califórnia e Texas, sinaliza que a tarefa de Haley não será fácil. Com a expectativa de conquistar pelo menos 773 delegados, Trump poderia garantir sua nomeação em uma ou duas semanas após a Superterça.

Expectativas para Nikki Haley: A performance de Haley na Superterça determinará se ela permanece na corrida eleitoral por mais algumas semanas. Caso vença em um ou dois estados, mesmo sem derrotar Trump, poderá manter uma presença significativa, impactando a unificação do Partido Republicano.

A Superterça deste ano, apesar do cenário previsível, reserva surpresas e potenciais mudanças, com os olhos voltados para Nikki Haley como a possível força disruptiva nesse processo eleitoral.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES