Suprema Corte do Colorado torna Trump desqualificado para ser presidente

Corte decidiu que o nome de Donald Trump não constará na cédula de votação no estado.

Donald Trump | Official White House Photo by Shealah Craighead
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em decisão histórica tomada nesta terça-feira, 19, a Suprema Corte do Colorado, nos Estados Unidos, declarando que o ex-presidente Donald Trump está desqualificado para ocupar o cargo de presidente e que seu nome não constará na cédula de votação do estado em 2024.

Segundo entendimento do tribunal, Donald Trump incitou uma insurreição ao instigar seus seguidores a invadir o Capitólio, em Washington D.C., em 6 de janeiro de 2021, após perder as eleições presidenciais para Joe Biden. Esta decisão torna Trump o primeiro candidato presidencial na história dos EUA a ser considerado inelegível devido a uma seção pouco utilizada da Constituição, que proíbe funcionários envolvidos em "insurreição ou rebelião" de ocupar cargos públicos.

A determinação da Suprema Corte do Colorado é específica para as primárias republicanas do estado em 5 de março, mas pode ter ramificações nas eleições gerais de 5 de novembro. Apesar de o Colorado ser considerado seguro para os democratas, alguns analistas acreditam que essa decisão pode influenciar a campanha de Trump em nível nacional.

Os advogados de Trump reagiram prontamente, prometendo recorrer da decisão ao Supremo Tribunal dos EUA, alegando que o motim no Capitólio não constitui uma insurreição grave e que os discursos do ex-presidente em 6 de janeiro estavam protegidos pela liberdade de expressão.

Em comunidado, o porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, classificou a decisão como "completamente errada" e anunciou a intenção de apresentar um recurso à Suprema Corte dos Estados Unidos, buscando a suspensão desta decisão que consideraram "profundamente antidemocrática". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES