Tailândia ameça punir quem “curtir” páginas anti-monarquia no Face

O aviso ocorre dois dias após um homem de 61 anos ser condenado a 20 anos de prisão por enviar mensagens de texto que insultavam a rainha tailandesa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo da Tailândia alertou os usuários do Facebook no país de que haverá punição para quem "curtir" páginas ofensivas à monarquia local. O aviso ocorre dois dias após um homem de 61 anos ser condenado a 20 anos de prisão por enviar mensagens de texto que insultavam a rainha tailandesa.

Amphon Tangnoppaku foi condenado quatro vezes a passar cinco anos na cadeia pelo crime. A Tailândia é o país com punições mais severas do mundo quando se trata de ofensas à monarquia.

Segundo o jornal "Bangkok Post", o ministro de tecnologia do país, Anudith Nakornthap, divulgou um comunicado que diz que "qualquer pessoa que "curtir" grupos, páginas ou pessoas que sejam contra ou ofendam a monarquia no Facebook devem deletar imediatamente estes comentários e suas reações". Segundo ele, a medida "evita que outros copiem os comentários negativos e espalhem pela rede social, insultando os monarcas".

"Quem não deletar os comentários comete crime de distribuir, diretamente ou indiretamente, conteúdo impróprio na internet", disse.

O governo tailandês, segundo o jornal, foi obrigado a controlar comentários contra a monarquia depois de ter sido considerado pela oposição como "fraco contra quem age contra a lei".

Em 2010, 36 casos de ofensas à monarquia foram julgados em 2010, de acordo com a AP. O governo dos Estados Unidos disse que "respeita a monarquia da Tailândia, mas acredita que as pessoas têm o direito de se manifestar livremente".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES