Talibã e Afeganistão devem anunciar trégua

Chefe do Pentágono adiantou que o acordo sobre a trégua está pronto, e fontes do governo norte-americano dizem que parada temporária no conflito pode levar a um cessar-fogo oficial.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após idas e vindas nas negociações, a trégua temporária entre o Afeganistão e o grupo extremista Talibã deve finalmente começar nos próximos dias, afirmaram autoridades dos Estados Unidos nesta sexta-feira (14).

Se bem sucedida, a pausa nos conflitos deve levar a uma assinatura formal de cessar-fogo entre as forças oficiais afegãs e a milícia islâmica. Então, caso os conflitos no Afeganistão sejam finalmente interrompidos, os militares norte-americanos devem deixar o país.

Mike Pompeo se encontra com presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, nesta sexta-feira (14) | Crédito: Andrew Caballero-Reynolds_Pool photo via AP

Os termos da decisão estão na pauta de uma reunião internacional sobre segurança que ocorre em Munique, na Alemanha, entre esta sexta e domingo. No evento, o secretário de Estado Mike Pompeo se encontrou com o presidente afegão, Ashraf Ghani. Por enquanto, as autoridades afegãs e representantes do Talibã não comentaram a trégua, que deve ser oficialmente anunciada nos próximos dias.

'Guerras infinitas'

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem reforçado que pretende retirar tropas norte-americanas de "guerras infinitas" do Oriente Médio. Durante o discurso sobre o Estado da União, no começo de fevereiro, ele chegou a apresentar um soldado que acabava de retornar do Afeganistão para ilustrar o desejo de por fim à presença norte-americana nos conflitos da região. 

Os EUA mantêm cerca de 13 mil militares no Afeganistão desde os atentados de 11 de setembro de 2001 — número que o governo norte-americano pretende reduzir para cerca de 8,6 mil somente neste ano.

Recentemente, a Casa Branca intermediou conversas entre o Talibã e o governo afegão. Porém, um ataque terrorista que vitimou um militar norte-americano fez os EUA cancelarem as tratativas entre os dois grupos, o que emperrou ainda mais a proposta de retirar os soldados que estão no Afeganistão.

Em novembro do ano passado, Trump visitou, de surpresa, cerca de 1,5 mil militares norte-americanos em uma base militar em solo afegão. Na viagem, o republicano ainda conversou com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, sobre uma possível retomada das negociações de um cessar-fogo com o Talibã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES