Tempestade vira furacão e provoca inundações no Haiti

Desmatado e montanhoso, o país corre risco de deslizamentos de terra.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tempestade tropical Tomas voltou a ter força de furacão nesta sexta-feira (5), causando fortes chuvas no Haiti e ameaçando os superlotados acampamentos dos sobreviventes do terremoto de janeiro.

O presidente René Préval pediu na quinta-feira em rede nacional de rádio que os cidadãos tomassem precauções e seguissem as recomendações de retirada. "Protejam suas vidas", disse ele aos haitianos, temerosos também com a difusão de uma epidemia de cólera.

Soldado das forças de paz da ONU segura bebê durante trabalho de realocação de desabrigados nesta sexta-feira (5) em Porto Príncipe.

O furacão causa muita chuva, além de ondas e ventos fortes. Por ter sido muito desmatado e ser montanhoso, o Haiti é particularmente propenso também a deslizamentos de terra.

Em um boletim divulgado antes do amanhecer, o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos EUA disse que Tomas iria se intensificar nas próximas 24 horas, mas perderia força num prazo de quatro dias.

O CNF disse que o furacão tem ventos regulares de 130 quilômetros por hora, e que seu núcleo se encontrava 280 quilômetros a oeste de Porto Príncipe, deslocando-se para nordeste a 15 quilômetros por hora.

Cerca de 1,3 milhão de sobreviventes do terremoto de 12 de janeiro ainda vivem em precários acampamentos no Haiti, o país mais pobre das Américas.

O furacão e a epidemia de cólera causam graves transtornos a menos de um mês das eleições presidenciais e legislativas de 28 de novembro, mas as autoridades resolveram não adiar a votação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES