Terremoto de 6,5 graus de magnitude atinge região central da Nova Zelândia

Um terremoto de 6,5 graus de magnitude atingiu neste domingo a Nova Zelândia,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um terremoto de 6,5 graus de magnitude atingiu neste domingo a Nova Zelândia, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros.

O epicentro do terremoto foi em uma região entre as duas grandes ilhas que formam o país, a 57 quilômetros ao sudoeste da cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia. O tremor aconteceu às 17h09 no horário local (2h09 no horário de Brasília).

O primeiro comunicado do USGS calculava a intensidade do terremoto em 6,9 graus. Pouco depois, no entanto, o instituto revisou e reduziu para 6,5 graus. O tremor pôde ser sentido em toda a ilha do Norte e até em Christchurch, na ilha do Sul.

Um primeiro boletim do Centro de Alarmes de Tsunami no Pacífico aponta que até o momento não há risco de formação de tsunami. Ainda não há relatos de danos ou feridos.

O terremoto aconteceu após vários dias de um aumento da atividade sísmica na região da capital neozelandesa, que produziu movimentos como o tremor de 5,7 graus que sacudiu os edifícios de Wellington durante 30 segundos na sexta-feira passada.

Em fevereiro de 2012, um terremoto de 6,3 graus causou cerca de 170 vítimas em Christchurch, uma das piores catástrofes naturais ocorridas no país.

A Nova Zelândia se assenta na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e da Oceania, e registra cerca de 14 mil tremores a cada ano, dos quais entre 100 e 150 têm intensidade suficiente para serem percebidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES