Terremoto de intensidade 5.3 atinge o Japão na noite desta quarta-feira (20)

As autoridades do Japão emitiram um alerta de terremoto, e informaram que até o momento não há registro de tsunami

Terremoto de intensidade 5.3 atinge o Japão na noite desta quarta-feira (20) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um terremoto de magnitude considerável atingiu a região de Tóquio, no Japão, na noite desta quarta-feira (20) manhã de quinta-feira (21) em Tóquio, afetando também outras pequenas regiões próximas como Ibaraki, Tochigi e Saitama. De acordo com informações da rede NHK, a intensidade do tremor foi de 5,3 na escala Richter. O governo japonês emitiu um alerta para o terremoto, porém, até o momento, não há registro de alerta de tsunami. As autoridades locais estão monitorando a situação e fornecendo orientações à população afetada pelo evento sísmico.

Vídeos compartilhados: Moradores das regiões afetadas pelo terremoto registraram o momento dos tremores. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram topos de prédios em movimento e prateleiras balançando. As autoridades continuam monitorando a situação e avaliando possíveis danos causados pelo tremor.

Como ocorrem? Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem devido à liberação súbita de energia na crosta terrestre, causando vibrações ou ondas sísmicas. A magnitude de um terremoto é uma medida da energia liberada durante esse evento. Essa medida é expressa em uma escala logarítmica chamada Escala de Richter ou, mais comumente hoje em dia, a Escala de Magnitude de Momento (Mw).

Magnitudes: Na Escala de Richter ou na Escala de Magnitude de Momento, terremotos com magnitudes acima de 7 são considerados graves. Esses terremotos têm o potencial de causar danos significativos, especialmente se ocorrerem em áreas densamente povoadas ou mal preparadas para enfrentar esse tipo de evento.

Por exemplo:

  • Terremotos com magnitude entre 7 e 7,9 são considerados grandes e podem causar danos graves a edifícios e infraestrutura em uma ampla área ao redor do epicentro. Esses terremotos podem ser sentidos a centenas de quilômetros de distância e têm o potencial de causar ferimentos e perdas de vidas humanas.

  • Terremotos com magnitude acima de 8 são considerados muito graves e têm o potencial de causar destruição generalizada. Eles podem gerar tsunamis devastadores, deslizamentos de terra e danificar estruturas mesmo a grandes distâncias do epicentro. Esses terremotos são relativamente raros, mas quando ocorrem, podem ter um impacto catastrófico.

É importante ressaltar que a gravidade de um terremoto não depende apenas de sua magnitude, mas também de fatores como a profundidade do foco, a distância até as áreas habitadas e a qualidade da construção dos edifícios. Por isso, mesmo

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES