Terremoto na Costa Rica deixa duas pessoas desaparecidas

Nicarágua, Panamá e Costa Rica ainda estão sob alerta de tsunami.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades da Costa Rica retiraram o alerta de tsunami depois que o país foi atingido nesta quarta-feira (5) por um terremoto de 7,6 graus na escala Richter. Segundo a Cruz Vermelha, duas pessoas estão desaparecidas. A costa de Nicarágua, Panamá e Costa Rica ainda estão sob alerta de tsunami.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o abalo de 7,6 graus ocorreu às 8h42 (hora local, 11h42 em Brasília), a 141 km de San José, capital do país, e teve 40 km de profundidade. Para as autoridades da Costa Rica, no entanto, o abalo teve força de 6,7 graus.

A presidente Laura Chinchilla disse, por meio de sua conta do Twitter, que ?geólogos e oceanógrafos descartam o risco de tsunami na costa do país?.

? Eles pedem calma à população.

Segundo Laura, não há informações sobre perda de vidas humanas.

A presidente está reunida com a Comissão Nacional de Emergências (CNE) para avaliar a situação e coordenar os trabalhos.

Pânico nas ruas

Canais locais mostraram edifícios e estradas danificados no litoral do Pacífico, enquanto a Cruz Vermelha informou sobre dois desaparecidos na cidade de Nicoya, próximo do epicentro do terremoto.

Além disso, moradores enviaram para a imprensa fotos de danos materiais e estradas com rachaduras.

A medição da intensidade do terremoto ainda pode ser modificada. O epicentro do tremor ocorreu em terra, a 13 km da comunidade de Gangrejal de Nicoya, na Província de Guanacaste, no Pacífico norte.

Na capital, San José, o tremor foi sentido com força e provocou a evacuação de alguns prédios.

Muitas pessoas deixaram suas casas e escritórios com medo de que as construções desabassem.

Tsunami

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) limitou seu alerta de tsunami para a costa do Panamá, Nicarágua e Costa Rica, e rebaixou o risco de ocorrência do fenômeno de alto para moderado.

Após o tremor, o PTWC emitiu um alerta de tsunami para vários países do litoral pacífico.

Em seguida, o centro retirou o alerta para El Salvador, Honduras, México, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru e manteve apenas para as zonas mais próximas ao epicentro do terremoto.

O último boletim do PTWC informou que não se sabe se um tsunami foi gerado, já que o alerta se baseia apenas na avaliação do terremoto.

"Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a costa próxima do epicentro em questão de minutos, e zonas mais distantes em questão de horas", afirmou o centro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES