Terremoto no Afeganistão deixa mais de 2 mil mortos e milhares feridos

O tremor foi seguido por sete réplicas, com magnitudes entre 4,6 e 6,3. Ao todo, 1.329 casas ficaram danificadas ou destruídas.

Terremoto no Afeganistão deixa mais de 2 mil mortos e milhares feridos | Mohsen Karimi/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 2 mil pessoas perderam suas vidas depois que um terremoto atingiu o Afeganistão, neste sábado (07). O tremor, de magnitude 6,3, provocou estragos principalmente na região oeste do país. Há cerca de 9,2 mil feridos, entre eles, crianças e mulheres. As informações foram divulgadas neste domingo (08) pelas autoridades locais.

"2.053 mártires morreram em 13 localidades. 1.240 pessoas ficaram feridas. 1.320 casas foram completamente destruídas", escreveu o porta-voz do governo talibã, Zabihullah Mujahid, na rede social de gestão de desastres.

De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi registrado a 35 km de Herat, que é a maior cidade da região. O tremor foi seguido por sete réplicas, com magnitudes entre 4,6 e 6,3. Ao todo, 1.329 casas ficaram danificadas ou destruídas.

Residentes em meio aos destroços de uma casa que desmoronou | FOTO: Mohsen Karimi/AFP

"Estávamos em nossos escritórios quando o prédio começou a tremer de repente e os revestimentos das paredes caíram. As paredes racharam e parte do prédio desabou", disse Bashir Ahmad à AFP.

A Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância informou que equipes estão na região, com o auxílio das Nações Unidas, para avaliar o impacto total dos tremores. Imagens que repercutiram mostraram enormes montes de destroços e escombros após o desabamento de edifícios. 

“Mais uma vez, as crianças e as famílias no Afeganistão foram afetadas por um terremoto devastador”, publicou a organização em uma rede social.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou no sábado que “o número de vítimas deverá aumentar à medida que as operações de busca e salvamento continuam”. Em Herat, considerada a capital cultural do Afeganistão, residentes e comerciantes saíram às ruas em pânico ao sentirem a terra mover-se.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES