TPI: Ex-general Ante Gotovina pega 24 anos de prisão

Ele cometeu crimes de guerra e contra a humanidade, decidiu tribunal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia condenou nesta sexta-feira (15) a 24 anos de prisão o ex-general croata Ante Gotovina por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos em 1995 contra a população sérvia na Croácia.

"O comportamento de Gotovina constituiu uma contribuição significativa a uma iniciativa criminal comum", declarou o juiz Alphons Orie em uma audiência em Haia, sede do TPI.

O também ex-general croata Ivan Cermak foi absolvido, enquanto o terceiro acusado, Mladen Markac, foi condenado a 18 anos de prisão.

Gotovina comandou a ofensiva militar "Operação Tempestade" que tentou reconquistar a região de Krajina, ao sul da Croácia, a última zona de resistência controlada pelos sérvios na Croácia em 1995.

Os três ex-generais, que eram julgados desde 11 de março de 2008, foram acusados de assassinato, destruição, saques, tratamentos cruéis e transferência forçada de populações para a República da Iugoslávia ou para a Bósnia Herzegovina.

Gotovina, Markac e Cermak, que se declararam inocentes, foram, segundo a acusação, responsáveis pela morte de 324 civis ou soldados que entregaram armas e pelo deslocamento forçado de 90.000 sérvios de Krajina.

A promotoria havia pedido 27 anos de prisão para Gotovina, 23 para Markac e 17 para Cermak.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES