TRAGÉDIA! Tumulto deixa 12 mortos durante jogo de futebol em El Salvador

O Diretor do Sistema Nacional de Proteção Civil, Luis Alonso Amaya, explicou que o tumulto teve início devido ao excesso de venda de bilhetes.

Tumulto deixa 12 mortos em partida de futebol em El Salvador | REUTERS/ Jose Cabezas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma tragédia em El Salvador resultou em pelo menos 12 pessoas mortas e dezenas de feridos no sábado, 20 de maio. Um tumulto foi registrado durante o jogo de volta das quartas de final entre Alianza e FAS, equipes da primeira divisão do futebol salvadorenho.

De acordo com a Polícia Nacional Civil, cerca de 500 pessoas foram afetadas pela confusão. O Diretor do Sistema Nacional de Proteção Civil, Luis Alonso Amaya, explicou que o tumulto teve início devido ao excesso de venda de bilhetes. As imagens transmitidas pela televisão local mostraram torcedores do Alianza, conhecidos como "albos", destruindo o portão do setor geral. Dezenas de pessoas invadiram o campo, onde foram atendidas por equipes médicas.

O jogo foi suspenso aproximadamente aos 16 minutos, quando os torcedores nas arquibancadas começaram a chamar a atenção dos jogadores, acenando freneticamente e transportando os feridos para fora do estádio através de um túnel.

Um voluntário do Comando de Resgate afirmou aos repórteres: "Foi uma avalanche de torcedores que arrombaram o portão. Alguns ficaram presos nas grades do túnel, enquanto outros conseguiram chegar às arquibancadas e, posteriormente, ao campo, onde estavam sufocando". Ele também acrescentou: "Não sabemos quantos estão mortos, mas há vários, alguns foram espancados e outras pessoas ficaram sufocadas".

A Polícia Nacional Civil (PNC) informou que facilitou a entrada e saída das ambulâncias no Estádio Cuscatlán, localizado na capital salvadorenha. Os feridos estão sendo transferidos para hospitais próximos, sendo que pelo menos dois deles estão em estado crítico.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que será realizada uma investigação completa dos acontecimentos no Estádio Cuscatlán. Ele escreveu no Twitter: "Todos serão investigados: times, dirigentes, estádio, bilheteria, liga, federação, etc. Quem quer que sejam os culpados, eles não ficarão impunes".

A Federação Salvadorenha de Futebol emitiu um comunicado lamentando o incidente e expressando solidariedade às famílias das vítimas. O jogo foi cancelado devido aos eventos ocorridos.

LEIA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES