Trégua entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza é estendida até sexta-feira (1º)

A confirmação foi feita pelo Catar, mediador do acordo que terminava às 2h (7h no horário local) desta quinta-feira (30)

Trégua entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza é estendida até sexta-feira (1º) | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza será estendido por mais um dia, até sexta-feira (1º), conforme confirmado pelo Catar, que atua como mediador neste acordo. O último período de cessar-fogo encerrou-se às 2h (7h no horário local) desta quinta-feira (30). 

“Os lados palestino e israelense chegaram a um acordo para estender a trégua humanitária na Faixa de Gaza por mais um dia sob as mesmas condições prévias, que são um cessar-fogo e a entrada de ajuda humanitária”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari.

O governo israelense também anunciou ter recebido uma nova lista de nomes de reféns que serão liberados após a prorrogação da trégua. “De acordo com os termos propostos, Israel recebeu recentemente uma lista de mulheres e crianças”, afirmou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, sem especificar o número de pessoas que serão soltas. 

A interrupção dos ataques teve início em 24 de novembro. Nesse mesmo dia, o primeiro grupo, composto por 13 reféns, foi libertado, e como parte do acordo, o governo israelense soltou 39 prisioneiros palestinos. Ao todo, 102 pessoas sequestradas, predominantemente mulheres e crianças, foram libertadas dos cativeiros subterrâneos na Faixa de Gaza e reuniram-se com suas famílias.

Os Estados Unidos e o Catar desempenharam papéis de mediadores na tentativa de estender o período de suspensão das ofensivas. O objetivo era garantir tanto a libertação de mais reféns quanto o envio de ajuda humanitária. A guerra iniciou-se em 7 de outubro, quando um ataque terrorista do Hamas resultou no massacre de 1.200 pessoas e no sequestro de 240 civis e militares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES