Turistas tentam deixar Egito e criam caos em aeroporto

Estrangeiros fogem dos protestos que pedem o fim do regime de Hosni Mubarak

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os protestos que há sete dias enchem as ruas do Egito, com manifestantes pedindo o fim do regime autoritário de Hosni Mubarak, também provocam caos no aeroporto do Cairo. Nesta segunda-feira (31), milhares de estrangeiros se acotovelam no saguão à espera de um voo.

Vários governos já se mobilizaram para retirar seus cidadãos do país. Dois aviões militares americanos já foram enviados à vizinha ilha de Chipre.

O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) informou ao R7 que a Embaixada do Brasil no Cairo está em contato com brasileiros residentes no país, mas que a comunidade quer permanecer.

O Egito vive o sétimo dia de manifestações massivas contra Mubarak, que já deixaram mais de cem mortos.

Oposição convoca protesto de um milhão

A oposição egípcia, composta pelo grupo pró-Ocidente liderado pelo Prêmio Nobel da Paz Mohammed ElBaradei e pelo movimento radical Irmandade Muçulmana, convocou para esta terça-feira (1º) uma marcha que espera reunir um milhão de pessoas.

Nesta segunda-feira (31), Mubarak fez mais mudanças no governo. No último sábado, ele nomeou, pela primeira vez em 30 anos, um vice-presidente, Omar Suleiman, um velho aliado e chefe do serviço de inteligência.

Neste domingo (30), a oposição desafiou o toque de recolher e se reuniu no centro do Cairo. ElBaradei voltou a pedir a saída de Mubarak e cobrou um posicionamento dos Estados Unidos.

Aliado histórico do regime de Mubarak, os EUA sinalizaram que o apoio pode estar chegando ao fim. O presidente Barack Obama pediu uma transição ordeira no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES