Uganda prende suspeitos de atentados

Prisões aconteceram um dia após atentados que mataram 74 pessoas na capital

Avalie a matéria:
Policiais e voluntários carregam ferido | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia de Uganda confirmou nesta terça-feira (13) que prendeu "várias pessoas" após encontrar um cinto de explosivos não detonado perto da capital, Campala, informou a rede ABC News.

As prisões aconteceram apenas um dia depois dos atentados a bomba que mataram ao menos 74 pessoas em um bar e um clube esportivo de Campala, no último domingo (11). Os ataques, que também deixaram 200 feridos, ocorreram no momento em que centenas de pessoas assistiam à final da Copa do Mundo de futebol.

O grupo militante Al Shabbab, ligado à rede terrorista Al Qaeda, assumiu a autoria dos atentados. Os rebeldes, baseados na Somália, vinham ameaçando atacar Uganda em represália ao envio de tropas de paz ugandesas, que ajudariam o governo somali a manter a estabilidade na região.

O porta-voz do governo, Fred Opolot, disse que o cinto explosivo foi encontrado em um terceiro local de Campala, que indica que os terroristas planejavam fazer ao menos mais um ataque.

- Prisões foram feitas na noite de ontem (segunda-feira), depois que um cinto explosivo foi encontrado na região de Makindye (bairro de Campala).

Opolot não informou quantas pessoas foram presas ou qual era a origem delas.

O partido de oposição Fórum para Mudança Democrática (FDC) pediu ao presidente Yoweri Museveni que retire os soldados enviados à Somália para fazer parte da força de paz.

O porta-voz do partido, Wafula Oguttu, também afirmou que, se a legenda chegar ao poder nas eleições marcadas para o início de 2011, vai mandar trazer as tropas de volta.

- Não há paz para manter na Somália e Uganda não tem nenhum interessa estratégico lá. Nós estamos apenas sacrificando nossas crianças por nada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES