Um dia após golpe militar, presidente interino do Egito presta juramento e toma posse de cargo

Mansour apelou a diálogo com o grupo islamita do presidente deposto

Presidente interino fala em discurso na TV após prestar juramento | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente interino do Egito, Adli Mansour, prestou juramento ao cargo nesta quinta-feira (4) diante da assembleia geral do Supremo Tribunal Constitucional, a instância judicial que ele mesmo presidia até hoje.

Ao tomar posse um dia após o golpe militar que derrubou Mohamed Morsi na véspera, Mansour disse que a Irmandade Muçulmana é "parte do povo" e era bem vinda para ajudar a "construir a nação", segundo o jornal estatal "Al-Arham".

Mansour disse que planejava realizar novas eleições, mas não especificou uma data.

Ele afirmou que o Egito havia "corrigido o caminho de sua revolução gloriosa" por meio de grandes protestos populares pedindo a renúncia de Mursi, finalmente selando o seu destino.

Golpe militar

Na véspera, o chefe do exército do Egito, general Abdel Fatah al-Sisi, anunciou a deposição do presidente do país, o islamita Morsi, ligado à Irmandade Muçulmana, por ele "não ter cumprido as expectativas" do povo.

O general, em cadeia nacional de TV, declarou que a Constituição está suspensa temporariamente, durante um período de transição, no qual o governo será exercido por um grupo de tecnocratas.

Morsi, primeiro presidente eleito democraticamente no Egito, no ano passado, não admitiu o golpe e pediu a seus partidários e aos líderes militares que "resistissem pacificamente", evitando derramamento de sangue.

No início da madrugada de quinta, fontes afirmaram que Morsi estava sendo mantido sob custódia domiciliar, e relatavam que havia 300 mandatos de prisão contra militantes da Irmandade Muçulmana, grupo político ao qual ele pertence.

Pelo menos 14 pessoas morreram em confrontos em três cidades, segundo a agência estatal Mena, e há mais relatos de violência pelo país.

Transição

Na manhã desta quinta-feira, uma multidão ainda festejava no Cairo a derrubada do governo do presidente Mohammed Morsi, segundo a BBC.

Neste período da interinidade, a Constituição vai ser revista por um painel, com vistas à convocação de novas eleições parlamentares e presidenciais.

O general disse que o caminho a ser seguido foi acordado com um amplo grupo político, e que será criado um plano de reconciliação nacional, com a presença de grupos jovens, que estava nas ruas desde domingo pedindo a renúncia de Morsi.

Ele afirmou que as forças de segurança iriam garantir a paz nas ruas das principais cidades do país, que estavam tomadas por manifestantes oposicionistas e também por partidários do islamita Morsi.

Festa nas ruas

A notícia da queda de Morsi foi recebida com fogos de artifício na emblemática Praça Tahrir, no Cairo, palco da revolta popular que derrubou o ditador Hosni Mubarak em 2011, no contexto da chamada Primavera Árabe, e também dos protestos recentes que pressionaram o islamita.

"O povo e o Exército estão do mesmo lado", gritaram os manifestantes na praça, em meio ao barulho das buzinas e cânticos, segundo uma testemunha ouvida pela Reuters.

Também houve carreatas em várias ruas do Cairo.

Falando depois do general, um porta-voz do Exército afirmou à agência Reuters que ainda não havia um cronograma para a transição política.

O anúncio da queda de Morsi foi saudado pelo oposicionista Mohamed ElBaradei, que disse que a revolução de 2011 foi "relançada" no país e pediu eleições presidenciais rápidas.

O Nour, segundo principal grupo islamita do país após a Irmandade Muçulmana, afirmou que concorda com o mapa de transição, para que o país "evite conflitos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES