Uruguaio assina projeto de prédio que será o mais alto das Américas

Na terra dos arranha-céus, edifício terá 425 m

Avalie a matéria:
Arquitetura | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecida por suas torres já altíssimas, Nova York está prestes a ganhar um arranha-céu que promete "diminuir" todos os outros grandes prédios da cidade. Planejado para 2015, vem aí o 432 Park Avenue, gigante do arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, que atingirá impressionantes 425 m de altura, como mostram as ilustrações realistas dessa página.

Até mesmo construções ainda não entregues já foram ultrapassadas pelo edifício, como a Torre da Liberdade, a obra que está sendo erguida onde estiveram antes as Torres Gêmeas, e que terá ?apenas? 417 m (sem a torre de transmissão; somando-se a altura da estrutura anexa, 541 m).

A título de comparação vale lembrar que o edifício Empire State tem 318 m sem a tal torre, e 443 m contando-a. Mas quem se importa com o tamanho desses espigões? Viñoly, o autor, diz que ele não. "O fato de ser alto não é particularmente importante, mas sim a sensação de que o projeto deu certo", disse.

O arquiteto alega não ter tido a intenção de bater recordes com o seu projeto, mas apenas vencer o desafio a ele proposto. "Com uma tecnologia cada vez mais avançada, a arquitetura será cada vez mais eficiente em todos os sentidos", comentou.

Com seus 96 andares, o mais alto edifício residencial das Américas se apresenta como um fino paralelepípedo que adensa ainda mais o panorama da ilha de Manhattan. Instalado no número 432 da Park Avenue, o empreendimento carrega em si ofertas nada humildes: os preços dos apartamentos começam nos 7 milhões e param de subir nos 95 milhões de dólares. Valores tão altos quanto o próprio prédio.

No plano abstrato, os preços altos se justificam pela abrangência da vista. Dos andares mais elevados veem-se os Rios Hudson e East, o Central Park e boa parte da malha nova-iorquina. As janelas que garantem tamanha apreensão visual, por si só, são um desbunde. Todas têm pouco mais de 3 m x 3 m.

Numa dimensão prática, as regalias oferecidas aos futuros moradores do 432 Park serão: elevadores privativos; cozinhas integradas; suítes máster; uma paleta de acabamentos refinados; e quase 9.200 m² de área de lazer. Os apartamentos vão de 203 m², nos níveis mais baixos, a 387 m², no topo.

As vendas dos apartamentos vêm ocorrendo desde março. Entre os compradores predominam os nova-iorquinos, mas há também proprietários que residem na América Latina, no Oriente Médio, na Inglaterra e na Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES