Usina nuclear iraniana vai começa a operar

Instalações de Bushehr começaram a ser construídas antes da Revolução Islâmica do Irã

Avalie a matéria:
Usina nuclear da Rússia | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A usina nuclear de Bushehr, perto da cidade de mesmo nome no sul do Irã, deve entrar em funcionamento no próximo dia 21, de acordo com Sergei Novikov, porta-voz da agência nuclear russa, a Rosatom. A TV iranina Press TV publicou a nota, mas não indicou uma confirmação da declaração por autoridades de seu país.

- O combustível será recarregado no reator em 21 de agosto. Neste momento, Bushehr será considerada uma instalação nuclear. Isto pode ser considerado a inauguração.

Oficiais iranianos disseram ter completado os principais testes na planta e que a inauguração deve ocorrer até setembro deste ano.

A usina começou a ser construída nos anos 1970, pela alemã Siemens, antes da Revolução Islâmica do Irã (1979). Com o evento político, a empresa resolveu abandonar o projeto.

A Rússia entrou na iniciativa anos depois, em 1992 os dois países assinaram o acordo que sela a construção da planta nuclear.

A princípio, o prazo de entrega da instalação era em 1999, mas Bushehr sofreu vários atrasos. O último acerto para a finalização foi de que a usina estaria pronta antes do Ano-Novo no Irã, que ocorreu em 21 de março deste ano, mas mais uma vez o prazo não foi cumprido.

Atualmente o programa nuclear do Irã é alvo de interesse da comunidade internacional. Em junho deste ano, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a quarta rodada de sanções ao país devido ao desenvolvimento de suas atividades nesta área.

Estados Unidos, França, Rússia, e Reino Unido estão entre os países que acusam Teerã de desenvolver um programa com fins militares sob uma fachada civil. O Irã nega as acusações e argumenta que a atividade que realiza tem apenas fins civis, como abastecimento de energia elétrica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES