Vaticano tenta rebater boatos de corrupção e chantagem sexual, que incluem disque-sexo gay

Segundo jornal italiano, religiosos pediam homens para relações sexuais atráves de telefonemas.

Bento XVI deixará o cargo de Papa ainda este mês. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Vaticano iniciou, neste sábado, uma verdadeira contraofensiva para rebater "informações falsas", "boatos" e "calúnias" publicadas pela imprensa italiana sobre uma trama de corrupção, tráfico de influência e sexo dentro da Cúria Romana, que seriam uma manobra para "condicionar" o conclave que escolherá o novo Papa.

"Se, no passado, eram as chamadas potências, ou seja, Estados, que queriam condicionar a eleição do papa, hoje se trata de envolver a opinião pública", lamenta num comunicado pouco comum a Secretaria de Estado. "Através dos séculos, os cardeais tiveram que enfrentar múltiplas pressões na hora de eleger o pontífice por parte de diferentes poderes, enfrentando lógicas de tipo político e mundano", completa a nota da instituição vaticana presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone.

Hoje, "tenta-se alterar a opinião pública por meio de argumentos e avaliações que não percebem o sentir espiritual que a Igreja está vivendo". "É deplorável que ao aproximar-se o início do conclave se multiplique a divulgação de notícias não verificadas nem verificáveis e inclusive falsas, que causam graves dano a pessoas e instituições", ressalta o comunicado.

Poucas horas antes, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, rebateu "a desinformação e, inclusive, as calúnias", sobre possíveis intrigas na cúpula da Santa Sé e a existência do chamado lobby gay, denunciado pelo jornal "La Repubblica", uma das publicações de maior tiragem no país.

"Há quem tenta aproveitar o movimento de surpresa e desorientação, após o anúncio de que o papa Bento 16 abandonará seu cargo, para semear a confusão e desprestigiar a Igreja", afirmou Federico Lombardi, em um editorial divulgado pela Rádio Vaticano.

"Os que só pensam em dinheiro, sexo e poder, e estão acostumados a ver as diversas realidades com esses critérios, não são capazes de ver outra coisa, nem sequer na Igreja, pois seu olhar não sabe dirigir-se para cima ou descer com profundidade nas motivações espirituais da existência", completou.

Conforme as denúncias, publicadas pelo "Repubblica" e pela revista "Panorama", importantes publicações da Itália, afirmam que o papa decidiu abandonar o cargo depois de receber um relatório secreto de 300 páginas, elaborado por três cardeais veteranos e considerados inatacáveis.

No documento são descritas as lutas internas pelo poder e o dinheiro, assim como o sistema de "chantagens" internas por conta do homossexualismo. Segundo jornal italiano, religiosos pediam homens para relações sexuais atráves de telefonemas.

O relatório teria sido encomendado pelo chefe da Igreja Católica após a explosão do escândalo "VatiLeaks", o vazamento de cartas e documentos confidenciais do pontífice. O documento teria sido entregue em dezembro.

A contraofensiva do Vaticano coincide com a conclusão por parte do Papa Bento 16 da semana de retiro espiritual iniciada em 17 de fevereiro.

A um grupo de cardeais, o Papa prometeu "a proximidade espiritual" após a formalização de sua renúncia, no dia 28 de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES